Como integrar a sua loja virtual com o TikTok Shop

Tiago Assis
Tiago Assis
  • Atualizado

🚀 Dica da Bagy para alavancar o seu negócio:

Crie sua conta no TikTok Shop clicando aqui!

Aproveite todas as vantagens da nossa integração com esta ferramenta que está chegando para aumentar ainda mais suas vendas. E o melhor: atualmente, a Bagy não cobra qualquer taxa sobre vendas no TikTok Shop.

 

O TikTok Shop é uma funcionalidade do TikTok que  permite a venda de produtos diretamente na plataforma por meio de vídeos in-feed, em Lives e pela guia Vitrine.

Essa funcionalidade já está operando nos seguintes países: Indonésia, Tailândia, Filipinas, Malásia, Vietnã, Cingapura, Reino Unido, Irlanda, Espanha, EUA e México. Para o Brasil a previsão de lançamento é para Maio de 2025.

 

Por que usar o TikTok Shop?

O TikTok Shop é um gigante do mercado que pode mudar a realidade do seu negócio. Veja alguns dos principais números e fatos sobre a plataforma:

  • Foram mais de U$33 bilhões em vendas em 2024 nos Estados Unidos;
  • Segundo um estudo do Santander, há uma estimativa de participação entre 5% e 9% do e-commerce brasileiro em um período de três anos após o lançamento;
  • O Brasil é o 3º maior mercado do TikTok em número de usuários (111 milhões), que ficam em média 60 minutos por dia na plataforma, sendo um tempo maior do que o gasto no YouTube e Instagram;
  • O TikTok Shop possui taxas de comissão atrativas, sendo 6% + R$2 por item. Durante o início das operações no Brasil, haverão incentivos de 90 dias sem comissão (limitados à R$58 mil).

 

Criando uma conta no TikTok Shop

Para criar uma conta no TikTok Shop, é necessário cumprir alguns requisitos, como:

  • Ter pelo menos 18 anos de idade;
  • Possuir um documento de identidade válido, emitido pelo governo do Brasil;
  • Não estar associado a um órgão governamental, partido político ou político.

Além disso, atualmente, apenas vendedores com CNPJ podem vender no TikTok Shop Brasil. São aceitas as seguintes naturezas jurídicas como vendedores comerciais:

  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Empresário Individual (EI);
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
  • Sociedade Limitada (LTDA);
  • Sociedade Anônima (S/A);
  • Organização Não Governamental (ONG).

Sabendo disso, basta seguir o passo a passo abaixo para realizar o cadastro da sua conta no TikTok Shop:

🚨 Importante: 

Clique aqui para acessar a Central do Vendedor TikTok Shop e criar sua conta na plataforma (certifique-se que a URL é do Brasil). A realização deste passo é fundamental antes de seguir com esta configuração.

  1. Após o cadastro, a conta será verificada e somente poderá ser operada no Brasil.

 

Período de experiência para novas lojas

Todas as novas lojas do TikTok Shop estão sujeitas a um período de experiência que limita o número de pedidos diários e carregamento de produtos. Você pode visualizar os pedidos diários de sua loja e limites de listagem na página Período de Experiência do Seller Center.

Para rastrear pedidos durante o período de experiência, basta acessar o Seller Center, local onde é possível visualizar seu limite diário de pedidos, selecionando o botão ''>'' na parte superior da página para ir até ''Volume da loja''.

Depois que uma loja passa por esse período, os vendedores não ficam sujeitos aos limites de pedidos, mas estão limitados a 1.000 uploads de produtos por dia.

Também depois deste período, a aprovação de novas lojas é automática, com a realização das seguintes ações simultaneamente:

 

Categoria Critérios Alvo
Pedidos Duração da abertura >= 60 dias corridos
Pedidos concluídos >= 100 pedidos
Métricas de desempenho Taxa de cancelamento por falha do vendedor <= 5%
Taxa por envio atrasado <= 8%
Taxa de devolução e reembolso por falhas do vendedor <= 1,5%

 

🚨 Perguntas frequentes (FAQ): 

  1. Como posso ver se estou no caminho certo para aprovação?
    Para verificar seu progresso, faça login no Seller Center e clique em Volume da loja. Nessa página você poderá visualizar quais requisitos já foram cumpridos e quais ainda são necessário para concluir o período de experiência.

  2. Posso aumentar meu limite de volume de pedidos ou OVL (Order Volume Limit) durante a experiência?
    É possível remover o OVL totalmente ao ser aprovado no período de experiência.

  3. Qual é a diferença entre o período de experiência para vendedores individuais e corporativos?
    Este período permite que os clientes tenham tempo para dar feedback sobre seus pedidos antes que sejam incluídos em sua pontuação como novo vendedor. O limite de processamento para lojas de pessoa física é de 100 pedidos e 100 listagens por dia, já para lojas de pessoa jurídica, o limite é de 200 pedidos e 100 listagens por dia. Vendedores podem encontrar o número exato na página inicial do Seller Center.

  4. Onde posso verificar as métricas de desempenho da minha loja?
    Estas informações podem ser visualizadas no Seller Center.

 

Integrando sua loja ao TikTok Shop

Para integrar sua loja ao TikTok Shop, basta seguir as orientações abaixo:

  1. No menu lateral esquerdo, acesse Marketplaces > TikTok Shop.
  2. Agora, na tela de Autenticação, clique em ''Iniciar autenticação'' para ser direcionado ao TikTok Shop para realizar a instalação do aplicativo da Bagy.

    bagy ttk shop18.png
  3. No Seller Center do TikTok Shop, clique em ''Confirmar instalação'' do aplicativo Bagy.

    bagy ttk shop17.png

  4. Em seguida, uma etapa de autorização para que o aplicativo tenha acesso as APIs do TikTok Shop será apresentada. Clique em "Autorizar" para concluir a autenticação e ser redirecionado para o nosso HUB.

    bagy ttk shop16.png

     

    🚨 Atenção: 

    Caso você receba as mensagens de erro "Incorrect shipping warehouse" ou "A sua conta no TikTok Shop está com configurações pendentes" ao tentar se autenticar no marketplace, verifique se o cadastro da sua conta no TikTok Shop está completo e com as configurações realizadas para os itens "Depósito da Coleta" e "Depósito de Devolução" e tente novamente.

     

     

  5. Em nosso HUB, você receberá a confirmação que a conta foi autenticada com sucesso, com a sincronização de preços estando ativada e que os anúncios já existentes no marketplace serão importados para o HUB. Clique em "Avançar" ao longo destas etapas para concluir a autenticação.


    Group 1.png

     

  6. Por fim, você poderá clicar em "Relacionar categorias" para acessar o HUB e iniciar as ações necessárias para enviar seus anúncios.

    bagy ttk shop15.png

     

  7. Na tela de relacionamento de categorias, no canto superior esquerdo, você pode clicar "Lista de Anúncios" para acessar a listagem de anúncios do HUB.

     

Importando e relacionando anúncios já existentes no marketplace

Após realizar a autenticação no TikTok Shop, o HUB importará automaticamente todos os anúncios já existentes da conta no marketplace.

Você poderá refazer esse processo a qualquer momento através do botão "Importar Anúncios", existente na listagem de anúncios.

 

 

Após importar os anúncios do marketplace, eles ficarão listadas na aba "Aguardando Correção". Dessa forma, você poderá realizar o relacionamento dos anúncios do marketplace com os produtos da sua loja para garantir a sincronização de preço e estoque do produto com base na sua loja virtual.

Para relacionar anúncios siga os passos:

  • Selecione o anúncio na listagem e clique em "Relacionar anúncio";
  • Na barra lateral que será apresentada, clique em "Selecionar produto";
  • Pesquise o produto da loja correspondente com o anúncio do marketplace e clique em "Selecionar";
  • Por fim, clique em "Salvar" para efetivar o relacionamento do anúncio.

Finalizados esses passos, o anúncio ficará visível na aba "Publicados", onde que você conseguirá acompanhar e gerenciar o mesmo.

 

 

Publicando anúncios no marketplace

Para publicar um anúncio no TikTok Shop, duas ações deverão ser realizadas:

  1. Relacionar as categorias e características da loja com as categorias e características do marketplace;
  2. Publicar anúncio no TikTok Shop.

Confira, a partir de agora, como efetuar ambas as ações.

 

Relacionando categorias e características

Para relacionar as categorias e categorias da sua loja virtual, siga as instruções abaixo:

  1. Na tela de Relacionamento de categorias, selecione a categoria da loja e clique em "Relacionar";
  2. Na barra lateral que será apresentada, clique em "Selecionar Categoria" para conferir a lista de categorias do TikTok Shop.;
  3. Navegue nas categorias até o último nível compatível com a da sua loja e clique em "Salvar". Feito isso, o relacionamento será efetivado;

  4. Após salvar o relacionamento de categorias, na mesma barra lateral, serão apresentas as características do marketplace que podem ser relacionadas. Elas serão apresentadas dividas em dois blocos ("Características obrigatórias" e "Características opcionais");

  5. Para relacionar, selecione uma característica e clique no botão "Selecionar característica";

  6. Consulte e selecione uma característica da loja compatível com a característica do marketplace e, se necessário, relacione os valores. Por fim, clique em "Salvar" para concluir o relacionamento;

 

🚨 Atenção: 

Para as categorias de moda, como roupas e sapatos, será necessário informar uma característica relacionada a tabela de medidas.

Você precisará criar uma característica nos produtos da sua loja para indicar qual tabela de medidas do TikTok Shop deve ser utilizada ao publicar o anúncio.

Após criar essa característica no produto, será necessário relacionar a mesma com uma tabela de medidas do TikTokShop.

Veja mais detalhes e aprenda o passo a passo desta configuração clicando aqui.

 

Publicar anúncios no TikTok Shop

Para publicar os produtos da sua loja no TikTok Shop, siga os passos abaixo:

  1. Na listagem de anúncios, clique no botão "Criar Anúncio";
  2. Na página de inclusão de anúncio, selecione as categorias dos produtos que deseja publicar. Feito isso, os produtos disponíveis serão listados para publicação;
  3. Na listagem de produtos, selecione os produtos que deseja publicar e clique em "Publicar Anúncios";
  4. Na etapa de confirmação, clique em "Confirmar envio" para concluir e depois em "Acompanhar envio" para ser redirecionado para a listagem de anúncios. Aqui você poderá acompanhar o processamento da oferta;



  5. Os anúncios criados serão apresentados na aba "Em processamento" enquanto estivermos processando a criação dos anúncios no marketplace;

    bagy ttk shop11.png


  6. Caso ocorra uma falha ou validação na criação do anúncio, o mesmo poderá ser identificado na aba "Aguardando correção". Dessa forma, você poderá verificar o motivo da falha e realizar as correções necessárias;

    bagy ttk shop10.png
    bagy ttk shop09.png

  7. Caso o anúncio seja criado com sucesso, o mesmo será movido para a aba "Publicados". Aqui você poderá acompanhar e gerenciar o anúncio.

    bagy ttk shop08.png

 

Sincronizando os anúncios da loja com o marketplace

Após a confirmação do relacionamento do anúncio com um produto da loja, as atualizações de preço e estoque que ocorrem na loja serão replicadas para o marketplace.

Em relação ao preço, serão consideradas as calculadoras de preço, onde você pode optar entre as seguintes configurações:

  • Preço igual da loja;
  • Acréscimo por % ou valor;
  • Preço fixo do marketplace (Sem sincronização);
  • Preço por faixa de valor.

Na listagem de anúncios, você pode acompanhar as alterações do produto através do botão "Histórico de Alteração".

 

bagy ttk shop07.png

bagy ttk shop06.png

 

Outra ação possível dentro do HUB é pausar o anúncio no marketplace.

Para pausar um anúncio, selecione o anúncio na listagem de anúncios e clique em "Mais Ações" > "Pausar anúncio".

Na seção de confirmação, clique em "Alterar Status" para que o anúncio seja pausado no marketplace.

 

bagy ttk shop05.png

bagy ttk shop04.png

bagy ttk shop03.png

 

Ao pausar o anúncio no HUB, enviaremos o estoque como zero para o marketplace. Caso o mesmo seja reativado, o estoque atualizado da loja será enviado para o marketplace.

 

bagy ttk shop02.png

 

Gerenciando pedidos do TikTok Shop através da loja

O gerenciamento de pedidos do TikTok Shop ocorre em três etapas, sendo:

  1. Importação do pedido para a plataforma;
  2. Envio dos dados do faturamento (XML NFe) para o TikTok Shop;
  3. Impressão da Etiqueta do TikTok Shop.

 

Importação do pedido para a plataforma

Após o pedido ser criado no marketplace, nossa integração importará o mesmo e o disponibilizará no painel de pedidos da loja.

Para acessar os pedidos na plataforma, acesse o menu lateral esquerdo: "Pedidos" > "Meus pedidos".

 

bagy ttk shop01.png

 

Produtos que exigem certificado de homologação

Algumas categorias do TikTok Shop podem exigir o envio de um certificado de homologação do produto, como a categoria de celulares, que exige o certificado Anatel.

 

bagy ttk shop20.png

bagy ttk shop19.png

🚨 Importante: 

Nossa plataforma sempre enviará a última imagem do produto como imagem referente ao certificado de homologação para as categorias que exigirem o mesmo.

 

Envio dos dados do faturamento (XML NFe)

Para enviar a nota fiscal eletrônica do pedido realizado no TikTok Shop, acesse o painel de controle da sua loja virtual Bagy e vá em Pedidos > Meus pedidos.

 

nfe bagy03.png

 

Em seguida, selecione o pedido em questão.

 

nfe bagy01.png

 

Agora, na seção de Status, você poderá adicionar a nota fiscal eletrônica na etapa de Faturamento.

 

nfe bagy04.png

 

Neste momento, adicione o arquivo XML DANFE e informe o Número da NFE, a Série da NFE e a Chave da NFE.

 

nfe bagy02.png

 

Atualmente, a Impressão da Etiqueta deve ser realizada dentro da plataforma TikTok Shop.

Relativo a

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 2 de 2

Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

0 comentário

Por favor, entre para comentar.