Google Ads

Tiago Assis
Tiago Assis
  • Atualizado

Utilize o Google Ads para impulsionar suas vendas e alcançar novos públicos de forma inteligente. Com a tecnologia Performance Max, seus anúncios são otimizados automaticamente e distribuídos nas principais plataformas do Google, como YouTube, Gmail, Google Search e mais. Isso garante que seus produtos ganhem maior visibilidade para clientes realmente interessados, aumentando suas chances de conversão e elevando suas vendas com mais eficiência!

Esta integração utiliza o que há de mais moderno na tecnologia Big Tech. Diferente dos anúncios tradicionais, o Performance Max usa a inteligência artificial para maximizar o impacto dos seus anúncios no ecossistema Google (YouTube, Rede de Display, Pesquisa do Google, Discover, Gmail e até Google Maps). Ele permite, ainda, que a campanha seja otimizada em tempo real por meio de lances inteligentes.

Tudo isso acontece de forma automática, através dos algoritmos do Google, que compreendem os objetivos do anunciante e encontram as melhores oportunidades de vendas.

 

Aviso: você não precisa gerar o XML para o Google Ads nem acessar o Merchant Center, já que a integração é feita por API. Todas as criações e conexões de contas, permissões e envios para criação da campanha ocorrem de forma automática.

 

Informações importantes:

  • Apenas produtos ativos, com estoque e aprovados são usados em campanhas com Google Ads. Produtos sem estoque ou inativos não podem ser utilizados em campanhas com Google Ads;
  • Produtos com "problemas" não são usados em campanhas com Google Ads. Isso não gera qualquer problema de performance em suas demais campanhas;
  • Ainda sobre produtos com "problemas", isso não ocasiona em qualquer prejuízo aos lojistas;
  • Com a integração realizada, não utilize ou "suba" XML no Merchant Center;
  • Priorize realizar alterações dentro da plataforma Bagy, caso necessário, uma vez que nossas integrações funcionam via API, como é o caso da Bagy > Merchant Center.

 

Como funciona a integração Google Ads e Bagy

O catálogo de produtos é importado da loja (plataforma Bagy) para a integração e enviado para o Google Merchant Center via API de forma automática, substituindo a importação manual por XML.

Toda e qualquer atualização do produto na plataforma (como venda ou edição do produto, por exemplo) é sincronizada com a integração.

Sabendo disso, não é necessário cadastrar produtos dentro da integração Google e Bagy, apenas gerencie e acompanhe a performance dos seus produtos nas campanhas de Performance Max.

Com poucos cliques é possível criar uma campanha e vender os produtos da sua loja Bagy junto à tecnologia Google!

 

Como realizar integração com o Google Ads

1. No seu painel administrativo, clique na aba Marketing > Google Ads. Confira os detalhes na página e prossiga clicando em Comece já.

 

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2. Antes de conectar, leia e aceite os termos de uso, depois clique em Fazer login com o Google.

 

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3. Selecione a conta do Google que deseja ou clique em Usar outra conta.

 

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4. Clique em Continuar para fazer login com a Tray.

 

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5. Agora, permita que a Tray acesse sua conta do Google e clique em Continuar.

 

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Atenção: Se você tiver mais de uma conta do Google Ads ativa, será necessário escolher a conta que deseja utilizar.

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6. Após a confirmação do código, a integração está concluída e você será direcionado onde poderá decidir adicionar o saldo na hora ou fazer isso mais tarde.

 

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💡 Importante: Sua campanha Google PMax é criada automaticamente pela integração, mas só começará a rodar quando você configurar o pagamento e adicionar saldo no Google Ads. Não se esqueça de realizar essa etapa para aproveitar todo o potencial das campanhas mais avançadas do Google e aumentar suas vendas!

 

Painel

Agora, você tem acesso ao painel de integração do Google Ads. Veja a seguir cada informação:

Na aba Visão geral, você pode ver os dados da sua conta. É possível filtrar o período, adicionar saldo e editar suas campanhas. Ao clicar em Minha campanha, você consegue ajustar o investimento diário e até pausar a campanha se precisar.

 

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Uma aba será aberta e você poderá informar o Investimento por dia e a Regra de aplicação (Categorias específicas, Produtos específicos ou Marcas específicas). Além disso, você pode Pausar campanha validando a caixa referente à essa ação.

 

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Na seção Performance dos produtos, você verá os produtos, impressões, cliques e status. Atenção: só serão exibidos os produtos aqui se a campanha tiver sido criada com o Google Ads PMax e estiver ativa.

 

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Para verificar possíveis problemas em seus produtos, vá até a aba Problemas e clique em Ver detalhes ou Corrigir produto. Você será direcionado para sua conta, onde poderá ver os detalhes e resolver as pendências.

 

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Por último, na seção Minha Conta, você poderá ver as informações gerais da conta utilizada para o Catálogo de Produtos, verificar se a loja está confirmada e reivindicada, além de ter a opção de desconectar a conta, se necessário.

 

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Não perca a oportunidade de usar essa ferramenta poderosa que pode impulsionar suas vendas, ela está pronta para ajudar seu negócio a crescer de forma significativa. Aproveite todos os recursos que o Google Ads oferece e veja seus resultados decolarem!

 

Produto "duplicado" dentro do Google Ads

Se você notou a aparição de um ou mais produtos duplicados dentro do Google Ads, este pode ser o motivo: todo produto simples (sem variação) criado dentro da Bagy gera dois IDs (representando um "produto pai" e um "produto filho").

Para entender melhor, imagine o seguinte cenário: você possui 100 produtos cadastrados na Bagy, sendo todos eles simples, ou seja, sem variação.

Dentro da Bagy, cada produto simples gera um ID de "produto pai" e outro de "produto filho". O segundo influencia apenas no banco de dados da nossa plataforma, sem ocasionar em qualquer interferência no seu negócio. Desta forma, sua loja terá 200 IDs para estes 100 produtos.

Neste caso, a Bagy envia todos estes IDs para o Merchant Center, mas apenas um dos IDs será considerado. O ID duplicado será desconsiderado pelo Merchant Center, que irá apresentá-lo junto à uma mensagem de erro, mas isso não irá prejudicar seu negócio e o andamento das suas campanhas.

Produtos com variação não estão incluídos neste cenário de "duplicação de IDs".

 

Perguntas frequentes (FAQ)

Veja as perguntas mais comuns em relação à nossa integração com o Google Ads:

 

O que fazer caso seja identificado um problema em meus produtos?

Sempre que houver algum problema que impeça o produto de rodar nas campanhas, isso será sinalizado no painel Bagy. Nossa recomendação é que esse ajuste seja feito diretamente no produto dentro do painel Bagy, no menu “Produtos”. Assim que o ajuste for feito, ele entra na fila de atualização do Merchant Center e será atualizado de forma automática em alguns instantes.

Há dois tipos de problemas no nível do produto:

  • Avisos: os itens que recebem avisos continuam sendo exibidos no Google, mas a performance pode ser limitada. Caso não sejam resolvidos, os produtos podem ser reprovados;
  • Reprovações: os produtos reprovados deixam de ser exibidos no Google. O problema no nível do produto precisa ser corrigido para que o produto seja aprovado novamente.
    No caso, todos os alertas do print são Avisos e não Reprovações em si. Acredito que seja o ponto do lojista preencher esses dados ou colocar algum valor nos campos. Por exemplo: n/a ou "não se aplica".

Saiba mais sobre os problemas de produtos clicando aqui.

 

Adicionei créditos, mas eles não aparecem no painel, apenas no Google. Isso está certo?

Na tela de Visão Geral retornamos apenas os dados da campanha Performance Max criada pela integração. Os dados só serão apresentados nesta tela quando a campanha começar a performar, e não o saldo. O saldo, em si, deve ser conferido pelo Google Ads, assim como o consumo.

 

Quanto tempo demora para as fotos aparecerem no Merchant Center?

As imagens do catálogo de produtos podem demorar até 05 dias para subirem no ambiente do Merchant Center. O Google tem regras muito específicas sobre este processo, o que pode ocasionar neste período de sincronização de dados.

 

Existe alguma outra cobrança além dos investimentos nos anúncios?

Não existe nenhuma taxa de serviço da Bagy para a integração Google Ads. O lojista só paga os créditos conforme for colocando na conta Ads dele.

 

Na integração é necessário cadastrar os produtos ou apenas gerenciar as campanhas?

Você não precisa cadastrar os produtos novamente, apenas gerencie e acompanhe o desempenho deles nas campanhas de Performance Max.

 

Por que não há registros na seção de performance do produto?

A seção de performance de produto só exibe registros quando uma campanha Performance Max (paga) está ativa e gerando dados. Se você já adicionou saldo à conta, pode levar alguns dias até que ele esteja disponível e seja utilizado. Assim que a campanha começar a "rodar", você poderá ver o desempenho de cada produto na seção de performance e, na aba "Visão Geral", encontrará os dados gerais de performance da campanha.

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