Já realizou a integração com a Shopee? Neste artigo você verá como incluir anúncios na Shopee. Esse recurso consiste em selecionar os produtos que estão na Bagy e realizar o envio para a Shopee.
Antes de incluir anúncios na Shopee, é necessário realizar o relacionamento de categorias e de características. Além disso, você poderá modificar a regra de precificação dos mesmos, entender o que a integração sincroniza até o momento e, claro, aprender como incluir novos anúncios.
Quem pode aproveitar a integração?
- Lojistas com ofertas cadastradas na Shopee: se você já vende na Shopee e possui ofertas cadastradas no marketplace, pode importar os produtos para o Hub da Bagy. Isso permitirá que você relacione esses produtos com os que estão disponíveis na sua loja, facilitando a atualização automática de preços e estoques. Além disso, os pedidos realizados na Shopee serão importados diretamente para o painel da sua loja, centralizando a gestão;
- Lojistas sem ofertas na Shopee: caso você ainda não tenha ofertas cadastradas no marketplace, é possível enviar os produtos já registrados na sua loja para a Shopee. Para isso, utilize o botão "Criar Anúncio" no HUB. Esse processo garantirá que os produtos sejam relacionados à sua loja, permitindo a atualização contínua de preços e estoques, além da importação de pedidos associados a esses produtos.
Veja, abaixo, como realizar estes procedimentos.
Como relacionar as categorias da loja?
O relacionamento de categorias nada mais é do que você informar que a categoria X de sua loja virtual refere-se e é correspondente a categoria Y do marketplace.
Para realizar esta ação, siga o passo a passo abaixo:
- Em seu Painel de Controle, acesse "Marketplaces > Shopee".
- Clique em "Relacionamento de categorias" no canto superior direito da listagem de anúncios
- Após isso, você será redirecionado(a) para a listagem de categorias da integração, ou seja, a lista de categorias da loja que estão relacionadas com as categorias do marketplace.
- Caso a categoria esteja relacionada corretamente, o ícone do marketplace ficará colorido e, além disso, será apresentada a categoria do marketplace relacionada com a categoria da loja;
- Se a categoria não estiver relacionada, o ícone do marketplace poderá ser visto em preto e branco.
Nesta mesma listagem você poderá realizar, ainda, as seguintes ações:
- Filtrar pelo nome da categoria da loja;
- Filtrar entre categorias (Relacionadas, Não relacionadas ou Todas);
- Relacionar categorias da loja que não estão relacionadas;
- Alterar o relacionamento de categorias que estão relacionadas;
Relacionar categorias
- Ao clicar no botão Relacionar de uma categoria da loja que não está relacionada, uma aba lateral será aberta mostrando qual a categoria da loja você está fazendo esta ação.
- Dentro desta aba lateral, você terá a ação de Relacionar categoria da Shopee. Ao clicar neste botão, todas as categorias da Shopee e seus respectivos níveis serão listados. Escolha a categoria da Shopee que melhor corresponde à categoria da sua loja Bagy.
- Para salvar este relacionamento, é necessário chegar até o último nível da listagem de categorias, onde um símbolo de Certo será apresentado.
- Após salvar este relacionamento, uma mensagem de sucesso será apresentada e a listagem de categorias será atualizada mostrando o ícone da Shopee colorido, indicando que o relacionamento de categoria foi bem sucedido.
Como relacionar as características dos produtos da loja?
Outra ação importante antes de enviar seus produtos ao marketplace é o relacionamento de características dos mesmos. Isso deve ser feito após o relacionamento das categorias do marketplace, pois as características para relacionamento são ditadas conforme canal de venda.
- Após finalizar o relacionamento da categoria, será carregado dentro da mesma aba lateral duas seções de atributos:
- Características obrigatórias: apresentadas de forma aberta para que você relacioná-las;
- Características opcionais: apresentadas dentro de um quadro que pode ser expandido ou não, uma vez que este relacionamento não é obrigatório.
- Para fazer o relacionamento da característica, clique em "Selecionar característica" da respectiva característica que deseja relacionar. No exemplo abaixo, faremos uma seleção de característica obrigatória.
- Ao clicar em "Selecionar característica", uma nova aba lateral será aberta, mostrando a característica da Shopee e uma caixa de seleção para escolher a característica da sua loja que melhor combina com a do marketplace. Nesta mesma caixa de seleção, é possível filtrar apenas digitando o nome da característica da loja.
- Após realizar o relacionamento das características, clique em "Salvar" e aguarde a confirmação pela mensagem de sucesso.
- Com o relacionamento de categorias e características finalizado, clique em "Salvar".
- Agora, suas categorias serão atualizadas e ficarão visíveis da seguinte maneira no seu Painel de Controle.
Criando e relacionando anúncios
Com o relacionamento de categorias e características finalizado, você poderá criar e relacionar anúncios da sua loja na Shopee.
Para isso, siga o passo a passo:
- Dentro do Hub Shopee no seu Painel de Controle Bagy, clique em "Criar anúncio", botão que pode ser encontrado no canto superior direito dentro da Lista de Anúncios.
- Em seguida, selecione o "Canal de Venda" que você deseja utilizar e os produtos que deseja anunciar.
- Ao serem selecionados, os produtos serão transferidos para a coluna da direita. Nesta tela você ainda pode editar a regra de precificação dos seus produtos. Para isso, clique em "Editar regra de precificação".
- Uma barra lateral será aberta e você poderá informar se deseja utilizar a regra de precificação padrão (que pode ser modificada em "Configurações") ou não. Ao desmarcar esta opção, será possível informar se você deseja sincronizar os preços com a sua loja virtual e, além disso, se definir a forma de precificação dos seus anúncios, adicionando acréscimos ou descontos e alterando a fórmula de cálculo da regra de precificação.
- Por fim, clique em "Aplicar".
- Definida a regra de precificação, revise as informações e clique em "Publicar anúncios".
- Será aberto um quadro com o resumo das informações e, para confirmar a publicação dos anúncios, clique em "Confirmar envio".
- Uma tela informando o sucesso da ação será destacada. Com isso, você poderá acompanhar a situação dos anúncios enviados para análise da plataforma. Para isso, clique em "Acompanhar envio".
- Você será direcionado(a) para a lista de "Anúncios em Processamento". Assim que o anúncio for validado pelo canal de venda, ele será transferido para a lista de "Anúncios Publicados".
- Os anúncios que tiverem problemas serão transferidos para a lista de Anúncios aguardando correção. Aqui você poderá visualizar o "Status" do anúncio e identificar o problema que o impediu de ser publicado.
- Caso o problema seja o relacionamento do anúncio, por exemplo, clique em "Relacionar anúncio", no campo de "Ações".
- Uma aba lateral será aberta e você poderá relacionar o produto da sua loja virtual com o produto anunciado no canal de venda, garantindo, assim, a integração de pedidos e a sincronização de estoque.
- Agora, clique em "Selecionar produto".
- Defina o produto e, caso existam variações do mesmo, informe-as e clique em "Aplicar".
- Por fim, clique em "Salvar".
- Em outros cenários de "Correção pendente", a plataforma indicará exatamente o que precisa ser ajustado. Nos exemplos abaixo, você verá erros relacionados ao prazo de disponibilidade e à ausência de categoria no marketplace:
- Após a revisão, clique em "Incluir anúncios - Página 1 de 1", também no fim da página. Os produtos entrarão na fila de publicação e em breve serão criados!
Modificando a regra de precificação de um anúncio
Para modificar a regra de precificação de anúncio, existem dois caminhos: durante o processo de criação de anúncio e após o mesmo. O primeiro você já viu anteriormente, agora iremos apresentar a segunda forma.
Confira o passo a passo abaixo:
- Dentro do Hub Shopee, clique em "Configurações", botão que pode ser encontrado no canto superior direito da tela.
- As contas cadastradas serão listadas e você deverá clicar em "Editar" na coluna de "Regra de precificação" para continuar.
- Ao clicar em "Editar", uma aba lateral será aberta e você poderá escolher ou não manter o preço dos seus anúncios sincronizados com a loja. Caso opte por não manter, os anúncios ficarão com preços fixos e eles não serão sincronizados com base na loja. Sendo assim, você precisará editar o preço diretamente pela Shopee.
Se você optar por sincronizar, será possível escolher 2 tipos de regras: preço igual da loja ou definir uma regra personalizada, onde conseguirá adicionar um acréscimo sobre o preço de venda, sendo em % ou R$. - Realize as alterações desejadas e clique em "Avançar".
Sincronização de Anúncios
Agora veremos as sincronizações que fazemos e que não fazemos até então com o anúncio que já está relacionado:
⚠️ Sincronizações que Fazemos:
1. Sincronização de Preço igual da loja:
- O mesmo preço do produto será refletido na Shopee;
- Neste momento, não existe o preço "de-por", isso por limitação do próprio marketplace;
- Em caso de produtos com promoções, enviaremos o preço em promoção;
- Caso comece ou termine uma promoção, o preço do anúncio será atualizado;
- Cada variação com um preço.
2. Sincronização de Status conforme a loja.
3. Sincronização de Estoque conforme a loja.
⚠️ Sincronizações que Não Fazemos:
1. Imagens e Vídeos;
2. Ficha Técnica da Loja;
3. Prazo de Disponibilidade;
4. Descrição;
5. Título;
6. Garantia;
7. Exclusão ou Inclusão de Novas Variações;
8. Peso e Dimensões.
🚨 Atenção: Até o momento, não enviamos Kit de produtos, produtos com mais de 50 variações, produtos sem imagens e produtos sem preço.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.