O Google Merchant Center é uma ferramenta oferecida pelo Google, que permite aos lojistas fazer o upload dos dados dos seus produtos para disponibilizá-los em várias plataformas do Google, incluindo o Google Shopping.
Quais são os benefícios?
- Aumento da visibilidade: ao listar seus produtos no Google Shopping, você amplia o alcance da sua loja para milhões de usuários que buscam produtos online;
- Melhoria na taxa de conversão: produtos exibidos com informações detalhadas, como preços e disponibilidade, têm maior chance de atrair consumidores prontos para comprar;
- Análises e relatórios: a ferramenta oferece insights valiosos sobre o desempenho dos seus produtos, ajudando a entender melhor o comportamento dos clientes e a otimizar suas estratégias de marketing.
Requisitos
Para garantir a integração tranquila da sua loja com o Google Shopping, verifique os seguintes pontos essenciais:
- Disponibilidade: os produtos precisam estar com status ativo;
- Imagens dos produtos: certifique-se de que todos os produtos tenham imagens;
- Descrições completas: as descrições dos produtos devem ser detalhadas e informativas;
- Preço: todos os produtos devem ter seus preços corretamente indicados;
- Peso e dimensões: informe o peso e as dimensões de cada produto;
- Estoque: mantenha os níveis de estoque atualizados para evitar problemas de disponibilidade;
- Política: os produtos estarem de acordo com a política dos anúncios do Google Shopping, clique aqui para verificar.
Seguir essas diretrizes ajudará a evitar problemas na integração e melhorar a visibilidade dos seus produtos no Google Shopping.
Como integrar
Lembre-se que para fazer a conexão você precisará ter uma conta ativa do Google Merchant Center. Se você ainda não criou sua conta, clique aqui para realizar o cadastro.
- Acesse o seu painel do Google Merchant Center.
-
Clique em Informações comerciais > Confirmar loja on-line.
-
Insira a URL do seu site no campo indicado e selecione a opção Adicionar uma tag HTML ao arquivo.
-
Copie a tag HTML gerada.
-
Mantenha o painel do Merchant center aberto e acesse o painel da sua loja Bagy. Clique na aba Marketing > Google Shopping > Instalar.
-
Clique novamente em Instalar.
-
Cole a Tag HTML no campo indicado.
-
Retorne ao painel do Google Merchant Center, atualize a página e clique em verifique a sua loja online.
Atenção: o tempo que o Google Merchant Center leva para identificar que um site foi verificado pode variar. A verificação costuma ser concluída rapidamente, geralmente em até 24 horas. No entanto, em alguns casos, pode levar um pouco mais de tempo devido a fatores como a propagação das alterações no servidor.
Como gerar o catálogo de produtos
Para enviar os produtos do seu site de vendas ao Google Shopping você precisará do arquivo XML.
-
No seu painel clique na aba Marketing > Google Shopping > Criar catálogo XML.
-
Conclua a configuração de acordo com suas preferências:
- Defina o nome do catálogo: por exemplo ‘’Produtos’’;
- Selecione produtos: você pode optar por incluir apenas produtos de categorias ou marcas específicas. No caso do Merchant center você pode não selecionar nenhum filtro específico, o que fará com que todos os produtos da sua loja sejam incluídos no catálogo;
- Produtos sem estoque: decida se deseja incluir produtos que estão atualmente sem estoque;
- Descontos no pagamento: configure se deseja enviar no catálogo produtos que estão com desconto no pagamento.
-
Clique em Salvar para gerar o XML. Após a geração, clique no ícone de Copiar para copiar o XML.
-
Na página inicial do do Merchant Center, clique na aba Produtos > Adicionar Produtos.
-
Selecione a opção Adicionar Produtos com um arquivo e insira o XML copiado no campo indicado.
-
Defina o país de exibição Brasil e clique em Continuar.
-
Feito isso, a integração e a conexão do catálogo de produtos estará concluída.
Atenção: o tempo que o Google Merchant Center leva para reconhecer e exibir seu catálogo de produtos após o envio do arquivo XML pode levar entre 24 e 72 horas. No entanto, esse período pode ser maior se houver problemas com o arquivo ou se for necessária uma revisão adicional.
Meu catálogo não está atualizando, o que fazer?
Se o seu catálogo não está atualizando, você pode solicitar uma atualização. Para isso, no seu painel clique na aba Marketing > Google Shopping > Editar.
Clique em Solicitar atualização do XML.
Relativo a
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.