Google Merchant Center

Tiago Assis
Tiago Assis
  • Atualizado

Utilize o aplicativo do Google Merchant Center para fazer o upload dos produtos da sua loja e disponibilizá-los ao Google Shopping conforme instruções a seguir.

Lembre-se que para fazer a conexão você precisará ter uma conta ativa do Google Merchant Center. Se você ainda não criou sua conta, clique aqui para realizar o cadastro.

 

Como conseguir a metatag do Google Merchant Center

Para concluir a verificação do seu site de vendas você precisará da metatag do Google. Consiga essas informações fazendo o passo a passo abaixo:

Siga as instruções abaixo:

1º Acesse o painel do Google Merchant Center.​

2º Clique na engrenagem de configuração > Informações Comerciais > aba Website.

3º Clique em Adicionar uma tag HTML ou fazer upload de um arquivo desse formato no seu site.

 

googlemerchancenter.png

 

4º Desça a tela e copie a HTML gerada para o site:

 

googlemerchancenter2.png

 

6º Acesse o painel do Bagy, no menu Loja Virtual, clique em Scripts e em Adicionar script para incluir a metatag.

 

googlemerchancenter3.png

 

ATENÇÃO:

Para verificar o domínio, selecione as seguintes opções:

Cabeçalho > Todas as páginas > Essencial > Script

 

7º Após copiar e inserir a tag no painel do Bagy, volte até o painel do Google Merchant e clique em "Verificar o site".

 

googlemerchancenter4.png

 

Como gerar o XML dos produtos

Para enviar os produtos do seu site de vendas ao Google Shopping você precisará do arquivo XML.

Consiga essa informação fazendo o passo a passo abaixo:

1º Acesse o menu Aplicativos, e depois clique em Minhas Integrações.

2º Escolha o aplicativo do Google Merchant Center e clique em instalar sem custo adicional.
Você pode desinstalar o aplicativo quando quiser! Para saber como, acesse o artigo Como desinstalar um aplicativo.

 

googlemerchancenter5.png

 

3º O aplicativo vai gerar a URL que você precisará para inserir no Google Merchant Center. Se você quiser mais informações sobre como fazer a conexão, acesse os tutoriais do Google.

4º Configure o aplicativo conforme orientações abaixo:

 

googlemerchancenter6.png

 

  • URL: Essa é a URL do arquivo XML, e contém todos os produtos da sua loja virtual, você deve inserir esse arquivo no Google Merchant Center.
  • Atualizar XML: O arquivo XML é atualizado automaticamente no Bagy a cada 24h. Caso você realize alterações poderá obter uma atualização instantânea, clicando no botão de Atualizar XML.
  • Enviar produtos sem estoque: Por padrão produtos que estão desativados ou indisponíveis para venda não serão incluídos no XML. Mas se desejar, você pode ativar a opção de Enviar produtos sem estoque para o XML.
  • Enviar desconto no boleto: Por padrão o Bagy envia para o Facebook o desconto no boleto já incluso no preço do produto, caso queira enviar o preço cheio, você deve desmarcar essa opção.
  • Feeds personalizados: Se quiser, você pode personalizar o seu arquivo XML, selecionando quais categorias de produto deseja enviar para o Facebook, para isso, clique em Adicionar novo feed XML.

 

Importante!

Para que o arquivo de XML seja atualizado no seu painel do Google Merchant Center e, consequentemente, no seu catálogo também, é necessário que ele esteja atualizado por um período mínimo de 24h na Bagy.

Ou seja, se você forçar uma atualização de XML manualmente, será necessário aguardar o período de 24h do arquivo atualizado para que estas informações sejam atualizadas no Google também.

Além disso, o Google sempre irá respeitar o horário de atualização que você cadastrou no painel dele.

Portanto, o período total de atualização do seu catálogo pode levar até 48h dependendo das ações que você realizar.

Por exemplo: Se você cadastrou o horário de atualização do catálogo no Google para 00h e fez uma atualização no seu feed de produtos a 01h do dia 28/04, será necessário aguardar o período de 24h do XML atualizado, fechado a 01h do dia 29/04. Portanto, o catálogo só será atualizado a 00h do dia 30/04.

Desta forma, não recomendamos que você force a atualização do arquivo através do painel, e sim que ela ocorra automaticamente.

 

Você pode criar quantos feeds personalizados desejar.

 

googlemerchancenter7.png

 

  • Nome do feed: Insira o nome do seu feed de produtos. Esse nome é apenas para controle interno, não será exibido em nenhum local.
  • URL do XML: Essa é a URL do arquivo XML dos produtos, que você deve conectar no Facebook.
  • Selecionar as categorias: Nesta aba você pode selecionar quais as categorias de produtos deseja disponibilizar neste feed. Por exemplo, se você selecionar apenas a categoria Bolsas e Sapatos, somente os produtos que estão vinculados a esta categoria serão disponibilizadas nesta URL de XML.

 

Importante!

A categoria enviada para o Google Merchant Center é a selecionada como Google Taxonomy no cadastro principal do produto.

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