Google Merchant Center

Tiago Assis
Tiago Assis
  • Atualizado

O Google Merchant Center é uma ferramenta oferecida pelo Google, que permite aos lojistas fazer o upload dos dados dos seus produtos para disponibilizá-los em várias plataformas do Google, incluindo o Google Shopping.

 

Quais são os benefícios?

  • Aumento da visibilidade: ao listar seus produtos no Google Shopping, você amplia o alcance da sua loja para milhões de usuários que buscam produtos online;
  • Melhoria na taxa de conversão: produtos exibidos com informações detalhadas, como preços e disponibilidade, têm maior chance de atrair consumidores prontos para comprar;
  • Análises e relatórios: a ferramenta oferece insights valiosos sobre o desempenho dos seus produtos, ajudando a entender melhor o comportamento dos clientes e a otimizar suas estratégias de marketing.

 

Requisitos

Para garantir a integração tranquila da sua loja com o Google Shopping, verifique os seguintes pontos essenciais:

  • Disponibilidade: os produtos precisam estar com status ativo;
  • Imagens dos produtos: certifique-se de que todos os produtos tenham imagens;
  • Descrições completas: as descrições dos produtos devem ser detalhadas e informativas;
  • Preço: todos os produtos devem ter seus preços corretamente indicados;
  • Peso e dimensões: informe o peso e as dimensões de cada produto;
  • Estoque: mantenha os níveis de estoque atualizados para evitar problemas de disponibilidade;
  • Política: os produtos estarem de acordo com a política dos anúncios do Google Shopping, clique aqui para verificar.

Seguir essas diretrizes ajudará a evitar problemas na integração e melhorar a visibilidade dos seus produtos no Google Shopping.

 

Como integrar

Lembre-se que para fazer a conexão você precisará ter uma conta ativa do Google Merchant Center. Se você ainda não criou sua conta, clique aqui para realizar o cadastro.

  1. Acesse o seu painel do Google Merchant Center.
  2. Clique em Informações comerciais > Confirmar loja on-line.

    google merchant center15.png

  3. Insira a URL do seu site no campo indicado e selecione a opção Adicionar uma tag HTML ao arquivo.

    google merchant center14.png

  4. Copie a tag HTML gerada.

    google merchant center13.png

  5. Mantenha o painel do Merchant center aberto e acesse o painel da sua loja Bagy. Clique na aba Marketing > Google Shopping > Instalar.

    google merchant center17.png

  6. Clique novamente em Instalar.

    google merchant center16.png

  7. Cole a Tag HTML no campo indicado.

    Group 1.png

  8. Retorne ao painel do Google Merchant Center, atualize a página e clique em verifique a sua loja online.

    Atenção: o tempo que o Google Merchant Center leva para identificar que um site foi verificado pode variar. A verificação costuma ser concluída rapidamente, geralmente em até 24 horas. No entanto, em alguns casos, pode levar um pouco mais de tempo devido a fatores como a propagação das alterações no servidor.

    google merchant center09.png

 

Como gerar o catálogo de produtos

Para enviar os produtos do seu site de vendas ao Google Shopping você precisará do arquivo XML.

 

  1. No seu painel clique na aba Marketing > Google Shopping > Criar catálogo XML.

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  2. Conclua a configuração de acordo com suas preferências:

    - Defina o nome do catálogo: por exemplo ‘’Produtos’’;
    - Selecione produtos: você pode optar por incluir apenas produtos de categorias ou marcas específicas. No caso do Merchant center você pode não selecionar nenhum filtro específico, o que fará com que todos os produtos da sua loja sejam incluídos no catálogo;
    - Produtos sem estoque: decida se deseja incluir produtos que estão atualmente sem estoque;
    - Descontos no pagamento: configure se deseja enviar no catálogo produtos que estão com desconto no pagamento.

  3. Clique em Salvar para gerar o XML. Após a geração, clique no ícone de Copiar para copiar o XML.

    Group 4.png

  4. Na página inicial do do Merchant Center, clique na aba Produtos > Adicionar Produtos.

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  5. Selecione a opção Adicionar Produtos com um arquivo e insira o XML copiado no campo indicado.

    google merchant center05.png

  6. Defina o país de exibição Brasil e clique em Continuar.

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  7. Feito isso, a integração e a conexão do catálogo de produtos estará concluída.

    google merchant center03.png

 

Atenção: o tempo que o Google Merchant Center leva para reconhecer e exibir seu catálogo de produtos após o envio do arquivo XML pode levar entre 24 e 72 horas. No entanto, esse período pode ser maior se houver problemas com o arquivo ou se for necessária uma revisão adicional.

 

Meu catálogo não está atualizando, o que fazer?

Se o seu catálogo não está atualizando, você pode solicitar uma atualização. Para isso, no seu painel clique na aba Marketing > Google Shopping > Editar.

 

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Clique em Solicitar atualização do XML.

 

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