Configurando menus de navegação

Tiago Assis
Tiago Assis
  • Atualizado

Um menu de navegação pode é uma ferramenta importante para guiar seus visitantes através da sua loja virtual. Configurando este recurso, você facilita e melhora a experiência de compra dos seus clientes.

Confira mais detalhes sobre esses e outros motivos para incluir menus de navegação em sua loja virtual:

  • Facilitar a localização de produtos: um menu bem elaborado auxilia na organização de produtos em categorias. Se alguém está procurando por sapatos ou acessórios, por exemplo, esta pessoa deve encontrar de forma fácil e rápida uma dessas seções;
  • Aumentar a conversão: ao localizarem rapidamente o que precisam, a chance dos clientes comprarem de você é ainda maior. Um menu eficiente reduz a frustração e simplifica a compra;
  • Melhorar a experiência do usuário: ninguém gosta de se perder em um site, e um menu de navegação intuitivo pode fazer com que isso não aconteça, incentivando os visitantes a explorarem e permanecerem por mais tempo em sua loja virtual;
  • Navegação responsiva: já que estamos na era do dispositivos móveis, é vital ter um menu de navegação responsivo. Garanta que esse recurso esteja disponível em todas as plataformas possíveis;
  • SEO amigável: motores de busca valorizam sites com estruturas da navegação claras, e os menus de navegação são grandes aliados nesse contexto. Um menu bem organizado contribui para a otimização dos mecanismos de busca (SEO) e aumenta a visibilidade da sua loja.

 

Como configurar os Menus de navegação

Em Loja virtual > Menus de navegação, é possível criar menus automáticos com todas as categorias ou páginas da sua loja virtual, sem a necessidade de montar um a um. Com isso, você economiza tempo e mantém sua loja sempre atualizada.

A configuração dos menus passa por duas etapas: a criação e a vinculação.

A etapa de criação é feita clicando em Adicionar menu.

 

principal.png

 

Em seguida, você deve definir o Nome do menu e o Tipo do menu.

São 3 os tipos de menu: Todas as categorias, Todas as páginas e Personalizado.

Ao definir o uso para Todas as categorias, todas as categorias de produtos da sua loja virtual aparecerão no menu.

 

todas as categorias.png

 

Ao definir o uso para Todas as páginas, todas as páginas criadas na sua loja virtual (FAQ, Contato, Trocas e devoluções, Política de privacidade, etc.) aparecerão no menu.

 

todas as paginas.png

 

Ao definir o uso para Personalizado, você poderá criar menus de marcas, promoções, landing pages, links customizados e muito mais.

 

personalizados01.png

 

Clique em Adicionar item ao menu para personalizar o mesmo.

Uma aba será aberta e você deverá preencher os campos de Nome do menu, Tipo do menu, Menu principal (caso queira transformá-lo em um submenu), além de poder enviar um Ícone e um Banner para este menu.

 

personalizados02.png

 

Por fim, você pode incluir um Identificador para o menu criado. Esta informação influencia a estrutura de código do seu site, mas não é de preenchimento obrigatório.

Caso você não adicione um Identificador, ele será preenchido com o Nome do grupo de menu.

 

identificador.png

 

Por fim, é necessário vincular os menus criados na sua loja virtual. Para isso, selecione o menu no local onde você deseja inclui-lo em sua loja virtual.

Você pode optar por cadastrá-lo como um Menu topo, Menu principal, Menu departamentos e Menu rodapé.

 

vincular.png

 

Resultado em loja virtual

Veja exemplos de menus de navegação aplicados em lojas virtuais:

  • Menu topo:

menus de navegacao07 1.png

 

  • Menu principal:

menus de navegacao08 1.png

 

  • Menu departamentos:

menus de navegacao09 1.png

Relativo a

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 0 de 0

Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

0 comentário

Por favor, entre para comentar.