Configurando o Checkout da sua loja virtual

Tiago Assis
Tiago Assis
  • Atualizado

O Checkout é uma das fases mais importantes do processo de compra em qualquer loja virtual. Sabendo disso, a Bagy criou uma nova versão para esse recurso na sua loja: o Checkout 3.0.

Ele foi criado para passar maior segurança e credibilidade, além de ser mais rápido, simples e vendedor.

O Checkout 3.0 permite que seus clientes possam visualizar e preencher todos os campos em uma única página, além de não exigir cadastro ou login para que eles finalizem suas compras.

 

 

Benefícios do Checkout 3.0

O Checkout 3.0 traz ainda mais benefícios, como:

  • Maior velocidade;
  • Mais segurança;
  • Contagem regressiva;
  • Prova social (avaliações de clientes);
  • Integração com GA4;
  • Compra sem cadastro;
  • Adição de embalagem de presente;
  • Personalização de visual;
  • Inserção de dados de contato;
  • Inclusão de termo de aceite.

 

Veja como funciona o Checkout 3.0 na prática:

  • Página do carrinho com o checkout 3.0:

 

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  • Página de checkout:

 

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  • Agora não é necessário que o cliente possua um cadastro em sua loja para finalizar uma compra, é possível fazer isso informando e-mail, celular/WhatsApp, nome, sobrenome e CPF. Isso, claro, além do CEP e dados de pagamento. Confira como configurar essa opção ao final deste artigo;

  • Os pedidos agora são registrados via tokens de 14 dígitos e não mais em números sequenciais como no antigo Checkout;

  • Caso você utilize Correios com contrato, é necessário atualizar as credenciais da nova API do Meu Correios em Frete e entrega;

  • PicPay, Ame Digital e Paypal Express foram descontinuados e não funcionarão mais. As integrações com Mundipagg, Pagar.me, PayPal, BagyPay, Mercado Pago, Pagar.me, PayPal Plus, PagHiper e PagSeguro estão funcionando normalmente.

 

Confira, a partir de agora, como realizar as configurações do Checkout, que estão divididas em Visual, Configurações e Prova Social.

 

Visual

Para configurar o visual do Checkout 3.0, vá em Loja virtual > Checkout no menu lateral esquerdo. Confira tudo que você pode configurar no visual do Checkout da sua loja:

 

Personalizando o visual

Você pode customizar o visual do Checkout da sua loja adicionando um banner promocional e modificando a cor dos elementos e do botão de finalizar compra.

Personalizando o visual do Checkout, sua loja ficará ainda mais profissional e única.

Ao definir uma cor de destaque, ela prevalecerá em elementos e no botão de finalizar compra. Você pode adicionar o código de cor de sua preferência ou escolher clicando no botão +.

Utilizar cores específicas ajuda a definir a sua identidade visual e gera mais confiança sobre a sua marca.

Formatos e dimensões recomendadas:

Banner: .jpg, .png ou .svg / 760x120px.

 

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A adição de banner é opcional.

 

Logotipo e Favicon

Você também pode adicionar seu logotipo e Favicon para tornar sua página de Checkout ainda mais única.

Confira as dimensões adequadas para esses recursos:

  • Logo: .jpg, .png ou .svg / 320x55px;
  • Favicon: .png / 48x48px;

 

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A adição de Logo e Favicon é opcional.

 

Configurações

  • Na parte de configurações, você pode editar, adicionar e informar:
  • Regras de cadastro/login para finalização de compras;
  • Contagem regressiva;
  • Embalagem de presente;
  • Termo de aceite;
  • Observação no pedido;
  • Disponibilidade do produto;
  • Google reCAPTCHA.

 

Contagem regressiva

Você pode adicionar uma contagem regressiva para gerar um senso de urgência aos seus clientes. Dessa forma, você irá incentivá-los a concluir a compra de forma mais rápida.

É possível editar a cor de fundo, a cor de texto e o tempo do cronômetro em minutos durante essa configuração.

 

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Inserindo dados de contato

No Checkout 3.0, você pode adicionar o seu contato via WhatsApp e informar o horário de atendimento da sua loja. Esses dados são importantes para tornar a experiência do seu cliente ainda melhor.

 

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Termo de Aceite

O Termo de Aceite, que antes era configurado apenas no ambiente de personalização do seu tema, agora pode ser adicionado ao Checkout. Basta validar esse recurso e inserir o texto do seu termo de aceite para que o mesmo fique visível no processo de compra.

 

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Disponibilidade do produto

Ao validar a opção Exibir disponibilidade do produto, quando o mesmo estiver com estoque disponível, ele será sinalizado com um selo indicando “Envio imediato”. Caso contrário, se o estoque estiver esgotado e você permitir a venda sem estoque, o produto será sinalizado como “Sob encomenda”.

 

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Google reCAPTCHA

O Google reCAPTCHA é um serviço do Google que protege as lojas virtuais de atividades suspeitas, distinguindo usuários reais de bots automatizados.

Esse recurso traz mais segurança para o seu negócio, e você pode ativá-lo ao clicar em Habilitar Google reCAPTCHA.

 

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Embalagem para presente

Ao habilitar a opção de Embalagem para presente, você oferece aos seus clientes esse serviço adicionando um valor extra ao total do pedido.

Isso contribui para uma melhor experiência de compra, destacando sua loja em relação à concorrência.

 

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Observação no pedido

Também é possível habilitar a opção de Observação no pedido, disponibilizando aos seus clientes a adição de uma mensagem personalizada ao finalizarem suas compras. Você ainda pode adicionar um título para ser exibido na solicitação de observação.

Esse recurso melhora a comunicação entre a sua loja e os seus clientes, evitando problemas e otimizando os pedidos.

 

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Ativando a compra sem cadastro

Ao ativar a compra sem cadastro, os seus clientes não precisam fazer login na sua loja para efetuarem suas compras. Isso resulta em mais agilidade e menos barreiras no momento da compra.

Esse recurso pode ser ativado acessando Loja virtual > Checkout no menu lateral esquerdo do seu painel.

Após isso, na aba Configurações, vá em Regras de cadastro/login para finalização de compras e, em Exigir cadastro/login para, selecione Não precisa de cadastro/login.

 

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  • Caso você opte por permitir que seus clientes finalizem seus pedidos apenas com cadastro, os mesmos não são obrigados a informar gênero ao se cadastrarem na sua loja;
  • Também é possível selecionar o grupo de clientes no momento do cadastro, caso esteja configurado dessa forma;
  • Mesmo nas compras sem cadastro/login, é possível exigir data de nascimento e/ou gênero para finalização da compra. Para isso, basta ativar as caixas referentes à cada uma dessas opções.

 

Prova social

No espaço de Prova social, é possível adicionar avaliações de de até 6 clientes que já compraram de você em algum momento. Isso incentiva mais pessoas a finalizarem suas compras em sua loja.

Você pode adicionar o nome da pessoa, o número de estrelas (de zero a cinco), o depoimento de cada pessoa e suas fotos. Por fim, clique em Adicionar depoimento para confirmar as alterações.

 

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O limite de avaliações de clientes é de 6.

 

Personalização por código CSS

Também há a possibilidade de personalização do checkout de forma avançada utilizando código CSS.

Para isso, dentro de Loja virtual > Checkout, acesse a aba de Visual e adicione o código CSS desejado.

 

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Atualizações

08/08/2023 - Pedidos reembolsados via PayPal agora são atualizados automaticamente para estornados na Bagy.

06/09/2023 - A integração com a Pagar.me Gateway, antiga Mundipagg, está liberada no checkout 3.0 - lembrando que esta opção de pagamento é restrita para alguns planos.

06/09/2023 - O aplicativo Polen, que conecta doadores à causas sociais através de doações, também está liberado para utilização no checkout 3.0.

13/12/2023 - Adicionada a opção de personalização avançada via código CSS.

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