Como criar um Catálogo XML para usar no Google Shopping

Tiago Assis
Tiago Assis
  • Atualizado

O Google Shopping é como um shopping center virtual disponível para todo o público da internet. Com ele, os usuários podem pesquisar e comprar produtos de diferentes varejistas online.

A ideia é facilitar a busca por itens específicos e encontrar as melhores ofertas disponíveis. Quando alguém busca por algo relacionado a produtos no Google, os resultados do Google Shopping aparecem no topo da página, contando com fotos, preços e lojas.

Além disso, os anunciantes podem usar o Google Ads para promover seus produtos no Google Shopping, aumentando a visibilidade dos seus produtos para possíveis compradores.

O Google Shopping é uma ferramenta poderosa que pode impulsionar as vendas da sua loja virtual. Veja como ele pode ajudar:

  • Visibilidade: a listar seus produtos no Google Shopping, você aumenta a visibilidade da sua loja, uma vez que seus produtos aparecerão nos resultados de pesquisas;

  • Comparação de preços: os consumidores podem comparar os preços de produtos semelhantes de diferentes lojistas facilmente;

  • Anúncios atraentes: os anúncios no Google Shopping exibem imagens, preços e informações relevantes dos produtos. Isso ajuda a atrair a atenção de compradores de maneira mais eficaz em comparação aos anúncios de texto simples;

  • Funil de compra menor: usuários que clicam nos resultados do Google Shopping tendem a estar mais próximos do estágio de compra, uma vez que já viram a imagem do produto e têm uma ideia do preço, resultando em taxas de conversão mais altas;

  • Integração com o Google Ads: crie campanhas segmentadas com base em diferentes critérios (tipo de produto, região geográfica e mais), direcionando seus anúncios para públicos específicos;

  • Avaliações e comentários: o Google Shopping exibe avaliações e comentários de clientes, ou seja, se essas avaliações forem positivas, é possível aumentar a confiança dos consumidores em sua marca ou produto;

  • Acompanhamento de desempenho: o Google Shopping fornece dados detalhados do desempenho das suas campanhas, permitindo otimizações contínuas para obter resultados ainda melhores.

Sabendo disso, ao usar o Google Shopping de maneira estratégica, você não só aumenta a visibilidade da sua loja, mas também atrai novos clientes qualificados.

 

Como criar um Catálogo XML da sua loja Bagy para o Google Shopping

Para criar um Catálogo XML dentro do painel de controle da sua loja Bagy, acesse o menu lateral esquerdo e selecione Marketing > Google Shopping.

Agora você terá acesso a dois campos distintos, mas que devem funcionar de forma conjunta para que o seu catálogo de produtos fique disponível no Google Shopping.

Comece clicando em Criar catálogo XML. Aqui você poderá selecionar seus produtos para criar a URL do arquivo XML e inseri-la no feed de produtos da sua conta Google Merchant Center.

 

google shopping.png

 

Insira um nome para uso interno do seu Catálogo XML.

 

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Em seguida, selecione seus produtos com base em categorias ou marcas. Nesta etapa, você poderá adicionar todas as opções disponíveis ou apenas aqueles que preferir. No exemplo a seguir, a configuração escolhida foi a de categorias.

 

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No campo de Configurações do arquivo XML, é possível habilitar o envio de produtos sem estoque.

 

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O arquivo XML é atualizado diariamente e produtos inativos ou sem estoque não serão adicionados.

Já em Solicitar atualização, você pode "forçar" a atualização dos arquivos XML manualmente. Este processo costuma ser finalizado em cerca de uma hora, variando conforme a quantidade de itens em processamento. Para isso, basta clicar em Solicitar atualização do XML.

 

google shopping5.png

 

Em seguida, após salvar as alterações, retorne a tela anterior para preencher o campo Tag HTML, dentro de Adicionar Tag HTML. Essa informação pode ser coletada no Google Merchant Center e deve ser preenchida para completar a verificação da sua loja.

 

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