O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que consiste no envio de mensagens comerciais e informativas por e-mail para um grupo de contatos ou uma lista de assinantes.
Essa é uma forma eficaz, mesmo que antiga, de fazer marketing na internet, sendo muito utilizada por empresas de diversos setores até hoje.
Essa estratégia foca na construção e um relacionamento contínuo com clientes e potenciais clientes, compartilhando informações relevantes, ofertas, atualizações sobre produtos e serviços e conteúdos úteis.
O e-mail marketing pode ser aplicado através de newsletter, campanhas promocionais, confirmações de compra, pesquisas de satisfação, entre outras formas de relacionamento com seus clientes.
Benefícios do e-mail marketing
Entre os diversos benefícios do e-mail marketing para qualquer loja que queira se destacar entre a concorrência, estão:
- Alcance direto: o e-mail chega diretamente na caixa de entrada do destinatário, garantindo um alcance mais efetivo em comparação ás redes sociais;
- Personalização: é possível personalizar as mensagens de acordo com o perfil e comportamento dos destinatários, aumentando as chances de conversão;
- Relacionamento com o cliente: comunicação frequente e construção de confiança ao longo do tempo;
- Segmentação: divida sua lista de contatos em grupos com características e interesses similares, garantindo mensagens direcionadas e mais eficazes;
- Mensuração de resultados: reúna métricas detalhadas sobre o desempenho das campanhas (taxa de abertura, cliques, conversões, etc.) e avalie a eficiência das suas estratégias;
- Baixo custo: opção com baixo custo de investimento, sendo mais acessível do que outras formas de marketing;
- Automação: possibilidade de programar o envio de mensagens em momentos específicos ou em resposta a determinados eventos.
Período gratuito, planos e cancelamento do e-mail marketing da Bagy
O Bagy Campanhas, aplicativo de e-mail marketing da Bagy, conta com 7 dias gratuitos para teste. Após este período, é necessário contratar um dos planos disponíveis da ferramenta.
Confira mais detalhes sobre cada um deles:
Iniciante | Intermediário | Avançado | Especial |
R$49/mês | R$99/mês | R$249/mês | R$249/mês |
0 a 2500 contatos | 2501 a 5000 contatos | 5001 a 10000 contatos | Mais de 10001 contatos |
Envios ilimitados | Envios ilimitados | Envios ilimitados | +R$0,002 por envios |
Como configurar o e-mail marketing na Bagy
Antes de tudo, para que o cadastro do e-mail marketing da sua loja Bagy seja feito com sucesso, é necessário que os campos do menu Configurações > Configurações gerais estejam preenchidos.
Para configurar o e-mail marketing na Bagy, vá no menu lateral esquerdo do painel de controle da sua loja e clique em Marketing > E-mail marketing.
Ao fazer isso, será aberto o recurso Bagy Campanhas. Clique em Instalar agora na loja.
Agora, faça a sincronização dos contatos. Para isso, clique em Sincronizar meus contatos, isso ajudará na otimização das suas campanhas.
Aguarde um momento e, assim que a sincronização for concluída, clique em Continuar.
Feitas essas configurações, o recurso Bagy Campanhas estará pronto para ser utilizado. O próximo passo é clicar em Campanhas > Criar campanha.
Após isso, vá em E-mail marketing e clique em Começar agora.
A partir desse momento, você tem duas opções: realizar o teste gratuito de 7 dias do recurso ou adquirir o mesmo e contar com todos os benefícios do Bagy Campanha desde já.
Agora, escolha o tipo de campanha que você deseja criar. São duas opções: e-mail automático e e-mail pontual.
O e-mail automático automatiza campanhas de e-mail de acordo com gatilhos inteligentes. Se essa for sua opção, clique em Criar campanha automática.
Já o e-mail pontual dispara uma única campanha de e-mail para um grupo de pessoas. Se essa for sua opção, clique em Enviar campanha pontual.
Campanha automática
Para criar uma campanha automática, comece selecionando o evento relacionado que você deseja configurar.
São 5 opções:
- Abandono de carrinho;
- Frequência de visualizações;
- Inatividade na loja;
- Novos cadastros;
- Aniversário.
Em qualquer um desses eventos, as opções de configuração do e-mail são as mesmas.
Vamos pegar como exemplo o abandono de carrinho.
O próximo passo é definir o conteúdo e o design do e-mail. Para isso, clique em Criar e-mail.
- Você pode visualizar como está ficando o e-mail criado tanto para a visualização em desktop/computador quanto em smartphones.
Agora vamos editar o e-mail.
Adicione o assunto do e-mail. Use *[nome]* para inserir o nome dos seus clientes automaticamente.
Selecione a cor de fundo desejada para o e-mail.
Edite a mensagem que será enviada. Aqui a regra de usar *[nome]* para inserir o nome dos seus clientes automaticamente também é válida.
Você também pode adicionar uma imagem ao corpo do e-mail. Fique atento à dimensão (550px), formato (JPG, PNG ou GIF) e tamanho (máximo de 500kb).
Aproveite para configurar o botão de ação da maneira que achar melhor. Você pode alterar o texto, a cor do texto, a cor de preenchimento e o link do botão.
Em seguida, edite o disparo da campanha. Nesta etapa, você escolhe em quanto tempo o e-mail será disparado após o último acesso do cliente/visitante.
Agora, configure a campanha com nome e, se achar necessário, parâmetros de acompanhamento de resultados (parceiro, utm source, utm medium, utm campaign). É importante lembrar que o recurso já vem com parâmetros padrões cadastrados.
Por fim, faça a validação da sua campanha informando um e-mail e clique em Receber e-mail de teste para verificar se todas as configurações foram realizadas com sucesso. Você receberá o e-mail teste em até 5 minutos.
Feitas essas configurações, sua campanha automática terá sido criada com sucesso e poderá ser visualizada na Lista de Campanhas.
Em Lista de Campanhas, você pode verificar os números referentes ao envio do e-mail, abertura, cliques e CTRO (porcentagem de cliques por quantidade de abertura).
Agora, veja um exemplo de como o e-mail chegará na caixa de entrada dos seus clientes:
Campanha pontual
Para criar uma campanha pontual, clique em Enviar campanha pontual no momento de escolher o tipo de campanha que você deseja criar.
Após isso, defina a Audiência da campanha, que pode ser composta por pessoas engajadas, pessoas ativas ou pessoas inativas.
Neste caso, vamos criar uma campanha para Pessoas inativas.
Agora, em Conteúdo e Design, clique em Criar e-mail.
Em seguida, selecione o formato da sua campanha, que pode ser E-mail Marketing, Código HTML e, em breve, Vitrine de Produtos e Campanhas Sazonais.
Em Assunto do e-mail, você deve preencher a chamada para o seu e-mail, ou seja, o assunto que ficará visível na prévia do e-mail para seus clientes.
Em Fundo, defina a cor de preenchimento do e-mail.
Em Mensagem, escreva o texto desejado para engajar seus clientes.
Em Imagem, como o próprio nome já diz, você poderá enviar a imagem desejada para preencher o corpo do e-mail.
Em Botão, preencha com a chamada do botão.
Leve em consideração essas dicas antes de preencher este espaço:
- Use verbos que entreguem ação;
- Pense no contexto para escolher as palavras certas;
- Use palavras do dia a dia;
- Escolhe verbos no infinitivo ao longo do fluxo;
- Use letra maiúscula;
- Evite usar o clássico "Clique aqui".
Em Disparo da Campanha, você poderá definir quando o e-mail será enviado para seu público. Aqui, você pode escolher entre "agora" e "agendada".
Ao optar por Enviar campanha pontual agora, seu e-mail será disparado assim que as configurações forem finalizadas.
Porém, se você optar por Enviar campanha pontual agendada, é possível definir uma data e horário inicial para começar os envios da campanha.
Defina o Nome da campanha e os Parâmetros para acompanhar resultados. Sobre este último, atualmente contamos com a opção única de Parâmetros Padrão, que conta com os parâmetros utm_source=camp_bagy, utm_medium={0} e utm_campaign={0}_{1}.
Agora, no espaço dedicado para a Validação da campanha, preencha com o seu e-mail e clique em Receber e-mail de teste para visualizar o resultado final do e-mail configurado.
Você receberá uma mensagem confirmando o envio ou o agendamento dos e-mails.
Veja um exemplo de e-mail configurado dentro da ferramenta de E-mail marketing.
Por fim, veja um exemplo de como este mesmo e-mail configurado chega na caixa de entrada dos seus clientes.
Criando um Plugin
Para criar um Plugin dentro da ferramenta de E-mail marketing, acesse Plugins no menu lateral esquerdo do aplicativo.
Em seguida, clique em Criar Plugin. Hoje, o Gatilho do Plugin disponível é o de Inatividade ou saída do site.
Isso significa que o plugin de cadastro será exibido quando o visitante ficar inativo por até 10 segundos ou tentar sair da loja.
Atualmente, o Objetivo/Meta dos plugins criados é Gerar mais cadastros.
Em seguida, em Conteúdo e Design, clique em Criar Plugin.
Defina a Mensagem que ficará visível no plugin.
Preencha o Título, a Cor do Título e o Texto.
Em Termos do benefício, preencha o campo de Descrição da condição do benefício. Aqui, você pode informar alguma regra ou impeditivo do mesmo.
Em Canal do plugin, selecione Email.
Já em Preview do botão, escolha as cores de Texto e Preenchimento do mesmo.
Em seguida, informe o Benefício do Plugin. Aqui você pode informar um cupom de desconto, por exemplo. Seu cliente receberá o benefício após informar o e-mail e/ou telefone e clicar em continuar.
Escolha um nome para sua campanha e preencha essa informação no campo Nome dentro de Configurações do Plugin.
Após isso, você poderia ver uma mensagem de confirmação da criação do Plugin.
Cancelando o plano contratado
Caso você queira cancelar o plano contratado, basta acessar o serviço de E-mail Marketing, clicar em Minha Conta e selecionar a opção Cancelar plano.
Em seguida, informe um motivo para o cancelamento do plano e, se achar necessário, cite Detalhes Adicionais. Por fim, clique em Quero cancelar.
Lembre-se: ao clicar no botão de “Quero Cancelar” suas campanhas ativas serão desativadas.
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