Bagy Campanhas

Tiago Assis
Tiago Assis
  • Atualizado

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que consiste no envio de mensagens comerciais e informativas por e-mail para um grupo de contatos ou uma lista de assinantes.

Essa é uma forma eficaz, mesmo que antiga, de fazer marketing na internet, sendo muito utilizada por empresas de diversos setores até hoje.

Essa estratégia foca na construção e um relacionamento contínuo com clientes e potenciais clientes, compartilhando informações relevantes, ofertas, atualizações sobre produtos e serviços e conteúdos úteis.

O e-mail marketing pode ser aplicado através de newslettes, campanhas promocionais, confirmações de compra, pesquisas de satisfação, entre outras formas de relacionamento com seus clientes.

 

 

Benefícios do e-mail marketing

Entre os diversos benefícios do e-mail marketing para qualquer loja que queira se destacar entre a concorrência, estão:

  • Alcance direto: o e-mail chega diretamente na caixa de entrada do destinatário, garantindo um alcance mais efetivo em comparação ás redes sociais;
  • Personalização: é possível personalizar as mensagens de acordo com o perfil e comportamento dos destinatários, aumentando as chances de conversão;
  • Relacionamento com o cliente: comunicação frequente e construção de confiança ao longo do tempo;
  • Segmentação: divida sua lista de contatos em grupos com características e interesses similares, garantindo mensagens direcionadas e mais eficazes;
  • Mensuração de resultados: reúna métricas detalhadas sobre o desempenho das campanhas (taxa de abertura, cliques, conversões, etc.) e avalie a eficiência das suas estratégias;
  • Baixo custo: opção com baixo custo de investimento, sendo mais acessível do que outras formas de marketing;
  • Automação: possibilidade de programar o envio de mensagens em momentos específicos ou em resposta a determinados eventos.

 

Período gratuito, planos e cancelamento do e-mail marketing da Bagy

O Bagy Campanhas, aplicativo de e-mail marketing da Bagy, conta com 7 dias gratuitos para teste. Após este período, é necessário contratar um dos planos disponíveis da ferramenta.

Confira mais detalhes sobre cada um deles:

 

Iniciante Intermediário Avançado Especial
R$49/mês R$99/mês R$249/mês R$249/mês
0 a 2500 contatos 2501 a 5000 contatos 5001 a 10000 contatos Mais de 10001 contatos
Envios ilimitados Envios ilimitados Envios ilimitados +R$0,002 por envios


Como configurar o e-mail marketing na Bagy

Antes de tudo, para que o cadastro do e-mail marketing da sua loja Bagy seja feito com sucesso, é necessário que os campos do menu Configurações > Configurações gerais estejam preenchidos.

Para configurar o e-mail marketing na Bagy, vá no menu lateral esquerdo do painel de controle da sua loja e clique em Marketing > E-mail marketing.

Ao fazer isso, será aberto o recurso Bagy Campanhas. Clique em Instalar agora na loja.

 

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Agora, faça a sincronização dos contatos. Para isso, clique em Sincronizar meus contatos, isso ajudará na otimização das suas campanhas.

 

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Aguarde um momento e, assim que a sincronização for concluída, clique em Continuar.

 

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Feitas essas configurações, o recurso Bagy Campanhas estará pronto para ser utilizado. O próximo passo é clicar em Campanhas > Criar campanha.

 

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Após isso, vá em E-mail marketing e clique em Começar agora.

 

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A partir desse momento, você tem duas opções: realizar o teste gratuito de 7 dias do recurso ou adquirir o mesmo e contar com todos os benefícios do Bagy Campanha desde já.

Agora, escolha o tipo de campanha que você deseja criar. São duas opções: e-mail automático e e-mail pontual.

O e-mail automático automatiza campanhas de e-mail de acordo com gatilhos inteligentes. Se essa for sua opção, clique em Criar campanha automática.

 

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Já o e-mail pontual dispara uma única campanha de e-mail para um grupo de pessoas. Se essa for sua opção, clique em Enviar campanha pontual.

 

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Campanha automática

Para criar uma campanha automática, comece selecionando o evento relacionado que você deseja configurar.

São 5 opções:

  • Abandono de carrinho;
  • Frequência de visualizações;
  • Inatividade na loja;
  • Novos cadastros;
  • Aniversário.

Em qualquer um desses eventos, as opções de configuração do e-mail são as mesmas.

Vamos pegar como exemplo o abandono de carrinho.

 

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O próximo passo é definir o conteúdo e o design do e-mail. Para isso, clique em Criar e-mail.

 

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  • Você pode visualizar como está ficando o e-mail criado tanto para a visualização em desktop/computador quanto em smartphones.

Agora vamos editar o e-mail.

Adicione o assunto do e-mail. Use *[nome]* para inserir o nome dos seus clientes automaticamente.

 

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Selecione a cor de fundo desejada para o e-mail.

 

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Edite a mensagem que será enviada. Aqui a regra de usar *[nome]* para inserir o nome dos seus clientes automaticamente também é válida.

 

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Você também pode adicionar uma imagem ao corpo do e-mail. Fique atento à dimensão (550px), formato (JPG, PNG ou GIF) e tamanho (máximo de 500kb).

 

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Aproveite para configurar o botão de ação da maneira que achar melhor. Você pode alterar o texto, a cor do texto, a cor de preenchimento e o link do botão.

 

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Em seguida, edite o disparo da campanha. Nesta etapa, você escolhe em quanto tempo o e-mail será disparado após o último acesso do cliente/visitante.

 

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Agora, configure a campanha com nome e, se achar necessário, parâmetros de acompanhamento de resultados (parceiro, utm source, utm medium, utm campaign). É importante lembrar que o recurso já vem com parâmetros padrões cadastrados.

 

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Por fim, faça a validação da sua campanha informando um e-mail e clique em Receber e-mail de teste para verificar se todas as configurações foram realizadas com sucesso. Você receberá o e-mail teste em até 5 minutos.

 

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Feitas essas configurações, sua campanha automática terá sido criada com sucesso e poderá ser visualizada na Lista de Campanhas.

Em Lista de Campanhas, você pode verificar os números referentes ao envio do e-mail, abertura, cliques e CTRO (porcentagem de cliques por quantidade de abertura).

 

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Agora, veja um exemplo de como o e-mail chegará na caixa de entrada dos seus clientes:

 

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Campanha pontual

Para criar uma campanha pontual, clique em Enviar campanha pontual no momento de escolher o tipo de campanha que você deseja criar.

 

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Após isso, defina a Audiência da campanha, que pode ser composta por pessoas engajadas, pessoas ativas ou pessoas inativas.

Neste caso, vamos criar uma campanha para Pessoas inativas.

 

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Agora, em Conteúdo e Design, clique em Criar e-mail.

 

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Em seguida, selecione o formato da sua campanha, que pode ser E-mail Marketing, Código HTML e, em breve, Vitrine de Produtos e Campanhas Sazonais.

 

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Em Assunto do e-mail, você deve preencher a chamada para o seu e-mail, ou seja, o assunto que ficará visível na prévia do e-mail para seus clientes.

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Em Fundo, defina a cor de preenchimento do e-mail.

 

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Em Mensagem, escreva o texto desejado para engajar seus clientes.

 

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Em Imagem, como o próprio nome já diz, você poderá enviar a imagem desejada para preencher o corpo do e-mail.

 

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Em Botão, preencha com a chamada do botão.

Leve em consideração essas dicas antes de preencher este espaço:

  • Use verbos que entreguem ação;
  • Pense no contexto para escolher as palavras certas;
  • Use palavras do dia a dia;
  • Escolhe verbos no infinitivo ao longo do fluxo;
  • Use letra maiúscula;
  • Evite usar o clássico "Clique aqui".

 

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Em Disparo da Campanha, você poderá definir quando o e-mail será enviado para seu público. Aqui, você pode escolher entre "agora" e "agendada".

 

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Ao optar por Enviar campanha pontual agora, seu e-mail será disparado assim que as configurações forem finalizadas.

 

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Porém, se você optar por Enviar campanha pontual agendada, é possível definir uma data e horário inicial para começar os envios da campanha.

 

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Defina o Nome da campanha e os Parâmetros para acompanhar resultados. Sobre este último, atualmente contamos com a opção única de Parâmetros Padrão, que conta com os parâmetros utm_source=camp_bagy, utm_medium={0} e utm_campaign={0}_{1}.

 

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Agora, no espaço dedicado para a Validação da campanha, preencha com o seu e-mail e clique em Receber e-mail de teste para visualizar o resultado final do e-mail configurado.

 

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Você receberá uma mensagem confirmando o envio ou o agendamento dos e-mails.

 

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Veja um exemplo de e-mail configurado dentro da ferramenta de E-mail marketing.

 

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Por fim, veja um exemplo de como este mesmo e-mail configurado chega na caixa de entrada dos seus clientes.

 

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Criando um Plugin

Para criar um Plugin dentro da ferramenta de E-mail marketing, acesse Plugins no menu lateral esquerdo do aplicativo.

Em seguida, clique em Criar Plugin. Hoje, o Gatilho do Plugin disponível é o de Inatividade ou saída do site.

Isso significa que o plugin de cadastro será exibido quando o visitante ficar inativo por até 10 segundos ou tentar sair da loja.

 

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Atualmente, o Objetivo/Meta dos plugins criados é Gerar mais cadastros.

 

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Em seguida, em Conteúdo e Design, clique em Criar Plugin.

 

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Defina a Mensagem que ficará visível no plugin.

Preencha o Título, a Cor do Título e o Texto.

 

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Em Termos do benefício, preencha o campo de Descrição da condição do benefício. Aqui, você pode informar alguma regra ou impeditivo do mesmo.

 

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Em Canal do plugin, selecione Email.

 

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Já em Preview do botão, escolha as cores de Texto e Preenchimento do mesmo.

 

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Em seguida, informe o Benefício do Plugin. Aqui você pode informar um cupom de desconto, por exemplo. Seu cliente receberá o benefício após informar o e-mail e/ou telefone e clicar em continuar.

 

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Escolha um nome para sua campanha e preencha essa informação no campo Nome dentro de Configurações do Plugin.

 

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Após isso, você poderia ver uma mensagem de confirmação da criação do Plugin.

 

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Cancelando o plano contratado

Caso você queira cancelar o plano contratado, basta acessar o serviço de E-mail Marketing, clicar em Minha Conta e selecionar a opção Cancelar plano.

 

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Em seguida, informe um motivo para o cancelamento do plano e, se achar necessário, cite Detalhes Adicionais. Por fim, clique em Quero cancelar.

 

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Lembre-se: ao clicar no botão de “Quero Cancelar” suas campanhas ativas serão desativadas.

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