Google Analytics

Tiago Assis
Tiago Assis
  • Atualizado

O Google Analytics 4 é a versão mais recente do Google Analytics, uma ferramenta para análise de dados que pode ser usada na sua loja virtual com a Bagy. Ele chega para substituir o Universal Analytics, que deixará de existir ainda em 2023.

O recurso foca na privacidade dos dados e não depende de cookies de terceiros nos navegadores.

Além disso, conta com relatórios aprimorados para que você possa fazer previsões mais precisas sobre o comportamento dos seus visitantes e clientes.

Ainda, o GA4 permite que sua experiência seja multiplataforma, ou seja, é possível ter acesso a dados importantes do seu negócio mesmo que você trabalhe com mais de um site ou aplicativo.​

 

 

Benefícios do GA4 para sua loja

O GA4 traz consigo ótimos benefícios para os lojistas, como uma maior privacidade dos dados, a possibilidade de analisar dados multiplataforma, a integração com o Google Ads, o aprendizado da máquina e o seu modelo baseado em eventos.

Sobre este último benefício, o modelo baseado em eventos substitui o modelo baseado em hits da versão anterior (Universal Analytics).

Isso significa que o GA4 registra ações que os seus usuários realizaram dentro do seu site. Essa é uma novidade importante, pois pode servir como base para futuras ações do seu negócio, visto que você poderá entender melhor o comportamento dessas pessoas em relação à sua loja.

 

Eventos automáticos GA4 Ocorre quando o usuário...
Page View Visitou uma página
View Item Acessou a página interna de produto
Add to Cart Adicionou produto ao carrinho
View Cart Acessou o carrinho de compras
Begin Checkout Avançou para o checkout (página de compras)
form_start Preencheu os dados pessoais e avançou para o endereço de entrega
Add Shipping Info Selecionou uma opção de frete
Add Payment Info Selecionou uma forma de pagamento
Purchase Finalizou o pedido
 
 

Criando uma conta

O primeiro passo para criar uma conta no Google Analytics 4, ou GA4, é acessar o link: https://analytics.google.com/analytics/web/provision/#/provision e clicar em Começar a usar, como você pode ver na imagem abaixo:

 

google analytics.png

 

Se você já tem uma conta no Google Analytics, entre na sua conta, vá em Administrador e clique em Criar propriedade.

 

google analytics2.png

 

Após isso, clique aqui e continue o processo.

Prosseguindo caso você ainda não tenha uma conta no Google Analytics - após clicar em Começar a usar, você poderá visualizar o passo a passo para criação do GA4, que é formado por:

  • Criação de conta;
  • Criação de propriedade;
  • Detalhes comerciais;
  • Objetivos de negócios;
  • Coleta de dados.

O próximo passo é inserir o nome da sua conta. Aqui, sugerimos que coloque o nome da sua loja ou algo que faça referência ao seu negócio.

 

google analytics3.png

 

Em seguida, você tem a opção de validar algumas preferências de compartilhamento de dados da sua conta do GA4.

É importante destacar que, nesta etapa, não é necessário validar qualquer uma das opções sugeridas pelo Google Analytics. Porém, ao ativar essas opções, você deixa sua conta ainda mais otimizada a partir dos recursos da própria ferramenta.

 

google analytics4.png

 

Criando uma propriedade

Agora você deve criar a sua propriedade. Insira nome (a sua escolha), fuso horário e o tipo de moeda que você trabalha.

 

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Em seguida, descreva sua empresa com o segmento e tamanho da mesma.

 

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Escolhendo seus objetivos de negócios

Em objetivos de negócios, você deve assinalar as alternativas que mais se adequam as necessidades da sua loja. Você pode escolher apenas uma ou, se achar necessário, mais de uma opção.

Cada opção escolhida influenciará o GA4 na entrega de informações para o seu negócio. Você pode usar o GA4 para gerar leads, impulsionar suas vendas online, aumentar o reconhecimento da sua marca, analisar o comportamento dos usuários que visitam ou compram na sua loja virtual ou, até mesmo, gerar relatórios de valor de referência.

 

google analytics7.png

 

Após isso, aceite os Termos de Serviço do Google Analytics.

Agora, assinale as caixas caso deseje receber alguns comunicados via e-mail por parte da plataforma. Você pode receber sugestões de perfomance e atualizações, anúncios de recursos, feedbacks e testes, além de ofertas do próprio Google.

 

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Coletando dados

Para começar a coletar dados, escolha entre Web, App Android e App IOS.

 

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Em Configurar fluxo de dados, insira a URL da sua loja Bagy e um nome para o fluxo.

 

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Vinculando o GA4 à sua loja Bagy

Dentro do Google Analytics, vá em Administrador, no menu lateral esquerdo, e selecione a opção de Fluxo de dados.

 

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Escolha o fluxo criado e copie o ID da Métrica.

 

google analytics12.png

 

Agora chegou a hora de vincular o ID da Métrica na sua loja Bagy.

Para isso, você deve acessar o painel da sua loja e, no menu lateral esquerdo, ir em Marketing > SEO & Rastreamento.

Vá até o espaço dedicado ao Google Analytics, insira o ID da Métrica e clique em Salvar.

 

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Após salvar, o Google Analytics 4 estará vinculado à sua loja Bagy.

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