Como atender os pedidos

Tiago Assis
Tiago Assis
  • Atualizado

Este guia vai auxiliar no seu entendimento sobre os pedidos da sua loja virtual de forma eficiente, desde o momento em que o cliente realiza a compra até a entrega do produto.

Seguindo os passos a seguir, você garantirá uma experiência positiva para seus clientes e uma venda sem complicações.

 

 

Importante!

  • Caso você utilize um Sistema de Gestão deverá atender os seus pedidos no ERP.
  • Para pagamentos com boleto bancário ou cartão de crédito, evite aprovar ou cancelar pedidos manualmente.
  • Caso o cliente escolha uma forma de pagamento manual, você deve realizar a aprovação do pagamento.

 

Recebendo o pedido

Assim que um cliente faz um pedido no site, ele aparecerá no seu painel e você receberá uma notificação via e-mail. Fique atento a essas notificações para não perder nenhum pedido.

 

Como visualizar os pedidos

No seu painel clique na aba Pedidos > Meus pedidos.

 

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Clique no pedido desejado para verificar as informações gerais da compra.

 

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  • Mais ações: nesta opção, você pode fazer o download de uma declaração de conteúdo, cancelar o pedido ou imprimir a página do pedido.
  • Endereço de entrega: este campo informa o endereço de entrega do produto, escolhido pelo cliente no momento da compra;
  • Método de entrega: este campo informa o método de entrega, escolhido pelo cliente no momento da compra;
  • Produtos: aqui você confere os produtos escolhidos pelo cliente;
  • Pagamento: este é o campo onde você confere o método de pagamento, escolhido pelo cliente no momento da compra;
  • Cliente: este campo apresenta os dados do cliente;
  • Observações: esta opção mostra observações, caso o cliente tenha preenchido o campo no momento do cadastro;
  • Histórico: neste campo é possível verificar todas as etapas do pedido realizado na sua loja.

 

Aprovação do pagamento

A aprovação do pagamento pode variar conforme o método escolhido pelo cliente:

  • Pagamento via intermediador: se o cliente optou por um intermediador de pagamento configurado na plataforma, você precisa aguardar a aprovação do pagamento pelo intermediador. Isso pode levar alguns minutos ou horas;
  • Pagamento manual: se o cliente escolheu um método de pagamento manual, como depósito bancário que você configurou, você deve verificar o recebimento do pagamento e aprová-lo manualmente no painel.

 

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Preparação do pedido

Depois que o pagamento for aprovado, você precisa preparar o pedido. Escolha a opção correta de acordo com o tipo de produto:

  • Separar: se o produto já está em estoque e pronto para ser enviado.
  • Produzir: se o produto precisa ser fabricado ou personalizado antes de ser enviado.

 

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Faturamento

Faturar um pedido significa registrar a venda do produto. Para isso, basta clicar no botão "Faturar". Lembre-se que, na Bagy, não é obrigatório obter uma Nota Fiscal ao faturar o pedido.

 

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Geração de etiquetas de envio

A geração da etiqueta de envio depende da integração de envio que você utiliza:

 

Integrações automáticas

Se você usa uma das integrações abaixo, a etiqueta de envio será gerada automaticamente após o pedido ser faturado:

Essas integrações também atualizam automaticamente os status de "Despachado" e "Entregue".

 

Integrações não automáticas

Para as opções a seguir, a etiqueta de envio não é gerada automaticamente:

Essas opções são usadas principalmente para cotação de frete e requerem ações manuais para completar o status de envio.

 

Despachar o pedido

Para despachar o pedido, siga estes passos:

 

Imprimir a declaração de conteúdo e a entrega

1. No painel da sua loja, clique em Pedidos > Meus pedidos.

2. Encontre o pedido que deseja despachar e clique nele.

3. Vá até Mais ações e selecione Declaração de conteúdo ou Declaração de Entrega.

4. Imprima a declaração e a etiqueta de envio.

 

Embalar e despachar o pedido

1. Embale o pedido com cuidado, incluindo a declaração de conteúdo e a etiqueta de envio.

2. Leve o pedido até a agência de correios ou o ponto de envio mais próximo do seu depósito ou loja.

 

Atualização de status

Após despachar o pedido, os status serão atualizados automaticamente conforme a integração de envio utilizada, exceto se a integração que utiliza funciona de forma manual. Isso inclui atualizações sobre o despacho e a entrega do pedido ao cliente.

Seguindo este guia, você conseguirá atender seus pedidos de forma eficiente, garantindo que seus clientes recebam os produtos no prazo esperado. Um processo organizado e transparente é essencial para o sucesso do seu e-commerce.

 

Dicas adicionais

  • Mantenha seu estoque atualizado: isso ajuda a evitar problemas na separação de produtos e garante que você pode atender aos pedidos rapidamente.
  • Verifique regularmente o painel de pedidos: isso garante que você não perca nenhuma atualização importante sobre novos pedidos ou pagamentos pendentes.
  • Utilize integrações automáticas sempre que possível: isso agiliza o processo de envio e atualização de status, reduzindo o trabalho manual e o risco de erros.

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