Tudo sobre estoques

Tiago Assis
Tiago Assis
  • Atualizado

Controlar o estoque da sua loja virtual é uma atividade rotineira que afeta diretamente na eficiência operacional do seu negócio, assim como a satisfação do cliente, a saúde financeira e a reputação da sua marca.

O controle de estoque é crucial em atividades como:

  • Atendimento ao cliente: atenda seus clientes sem atrasos;

  • Prevenção de rupturas: a falta de estoque pode levar a perdas de vendas e insatisfação de clientes;

  • Planejamento de compras e produção: evita compras excessivas ou insuficientes, permitindo a otimização do uso de recursos;

  • Gerenciamento de custos: estoques excessivos resultam em custos extras de armazenamento, além da depreciação dos produtos;

  • Saúde financeira: um estoque bem administrado evita excessos de capital preso em produtos, resultando em maior liquidez para outros investimentos e necessidades operacionais;

  • Análise de vendas e tendências: ao acompanhar e controlar o estoque, você poderá avaliar os produtos que estão vendendo bem ou não, assim como as tendências e demandas;

  • Prevenção de perdas: o controle rigoroso de estoque pode minimizar os erros no registro de saídas e entradas;

  • Precificação estratégica: ajuste os preços de forma estratégica, criando promoções para produtos em excesso ou ajustes em itens de alta demanda;

  • Reputação da marca: a falta de controle de estoque pode levar a atrasos e frustrações, prejudicando a imagem da sua empresa.

Na Bagy, você pode controlar o estoque da sua loja virtual manualmente ou via sistema de gestão ERP.

Confira, a partir de agora, como realizar essas configurações.

 

Controle do estoque manual

No menu lateral esquerdo do painel de controle da sua loja virtual, vá em Produtos > Estoques.

Lá, você poderá realizar alterações manuais no estoque dos seus produtos.

Essa é uma configuração importante para quem vende em diferentes ambientes (loja virtual, loja física, marketplaces, redes sociais, etc.) e não possui um ERP para realizar a gestão do seu estoque.

 

tudo sobre estoques03.png

 

As variações de cada produto serão listadas individualmente.

O campo de reservas apresenta o número de produtos reservados que estão aguardando a aprovação de pagamento via cartão de crédito e/ou boleto bancário.

Ao alterar o estoque, o botão de atualização será habilitado. Clique no mesmo para atualizar o estoque do produto.

 

estoque2.png

 

Após isso, um ícone de formato de relógio ficará visível. Clique nele para visualizar todo o histórico de mudanças no estoque até então.

 

estoque3.png

 

  • Entrada: referente a movimentação de cadastro dos produtos;

  • Saída: representa o histórico de vendas do produto;

  • Reservado: utilizado para conferir quantas unidades do produto estão aguardando a aprovação de pagamento (cartão de crédito e/ou boleto bancário).

Você pode fazer o download de uma tabela em Excel com a movimentação completa dos produtos desde a data de cadastro na plataforma.

Para isso, clique em Exportar no canto superior direito da página de Estoque.

 

Controle de estoque via ERP

Se você deseja ter um controle de estoque automatizado, sem precisar atualizar essa informação a cada venda feita, contar com um sistema de gestão ERP pode ser uma ótima solução.

Atualmente, a Bagy possui integração com os seguintes sistemas de gestão ERP:

Se você quer contar com o Bling na sua loja, use o cupom #BAGY04 e ganhe 4 meses grátis para utilizá-lo na sua loja virtual.

 

Atualizações

19/03/2024 - Filtros para variações ativas e inativas no menu Estoques

Agora é possível filtrar variações ativas e inativas no menu Produtos > Estoques. A adição desses filtros facilita a visualização de status das variações de produto, otimizando o gerenciamento do estoque dos lojistas Bagy.

Assim como é feita a exibição do menu Estoques atualmente, os filtros consideram o status das variações. Ou seja, se o "produto pai" estiver inativo, mas as variações ativas, elas não serão consideradas inativas pelo filtro. Essa regra também vale para a situação contrária, de produto ativo e variação inativa.

Relativo a

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 0 de 0

Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

0 comentário

Por favor, entre para comentar.