O kit é uma opção de organização dos produtos que permite a seleção de pacotes de venda, incluindo até mesmo condições de pagamento diferenciadas.
Um kit é composto por produtos que você já possua para venda na sua loja. Por isso, você deve primeiro realizar o cadastro dos produtos simples para, após, incluí-los em um kit.
O cadastro de um kit de produtos, aliás, é semelhante ao cadastro de produto normal, porém com algumas diferenças pontuais.
Confira o passo a passo de como criar um kit de produtos para mais detalhes!
Importante!
Os kits só ficam disponíveis para venda caso todos os produtos estejam ativos e com estoque. A falta de um produto e/ou algum produto inativo irá encerrar, automaticamente, a venda do kit.
Os estoques dos kits de produtos são individuais. Isso significa que se você está cadastrando um kit em sua loja, é necessário informar quantos kits completos você possui, pois o estoque do kit não levará em consideração a quantidade de cada produto que você tenha cadastrado em sua loja. Pense nos seguinte cenário: Um lojista de moda vende produtos como camisetas, calças, sapatos e meias deseja criar um kit com um produto de cada uma destas categorias. Individualmente, ele possui em estoque 5 camisetas, 10 calças, 8 sapatos e 4 pares de meias. A partir destas informações, o lojista montou um kit de produtos que oferece 1 camiseta + 1 calça + 1 par de sapatos + 1 par de meias. O estoque disponível informado foi de 3 kits. Após isso, ele acabou vendendo 1 kit de produtos, alterando o estoque do mesmo para 2. O estoque da camiseta (do produto individual) não será modificado. Já em um cenário onde o lojista possui um kit de produtos cadastrados, mas um dos seus produtos obrigatórios no mesmo tenha o estoque zerado, o kit ficará indisponível para compra.
Sabendo disso, é importante que você tenha controle sobre o estoque de todos os seus produtos e kits de produtos da sua loja. |
Como cadastrar um kit de produtos
Para cadastrar um kit de produtos, acesse o painel de controle da sua loja e vá em Produtos > Meus produtos. Em seguida, vá em Mais ações > Adicionar kit.
Lá você verá quatro abas: Geral, Kit, Imagens e Extras.
Geral
A primeira aba aberta é a Geral. Nela, comece preenchendo as informações básicas do kit, como nome, descrição completa e descrição curta.
Em seguida, preencha as dimensões do seu kit de produtos. Informe o peso (kg), altura (cm), largura (cm) e comprimento (cm). Uma forma simples e fazer isso é separar os produtos do seu kit, embalá-los como se estivessem vendidos e coletar as dimensões.
Caso você esteja cadastrando um kit de produtos digitais, habilite e opção dedicada a esse tipo de produto. Dessa forma, não é necessário informar as dimensões dos produtos.
Agora, informe o preço do kit de produtos.
Chegou a hora de adicionar a(s) categoria(s) do mesmo. Para isso, clique em Selecionar e marque as categorias desejadas. Caso você queira queira criar uma nova categoria, basta clicar em Criar nova categoria e preencher os campos solicitados.
Para informar as características do seu kit, o processo é idêntico ao anterior. Clique em Selecionar e marque as categorias desejadas ou, se for o caso, crie uma nova característica clicando em Criar nova característica e preenchendo os campos solicitados.
Em seguida, caso seu kit de produtos seja de uma marca específica, selecione a mesma ou clique em Criar nova e preencha os campos solicitados.
Para editar a pré-visualização do seu kit de produtos no Google, preencha os campos Meta title, Meta description, Meta keywords e Url amigável.
O nível de relevância influenciará em como o kit será apresentado na sua loja. Quanto mais estrelas, mais ao alto ele aparecerá.
Kit
Passando para a aba Kit, faça a seleção dos produtos que irão compor o mesmo. Clique em Adicionar produto ao kit.
Selecione os produtos que farão parte do seu kit.
Após clicar em Aplicar, você poderá cadastrar grupos de componentes. Para isso, clique em Gerenciar grupos de componentes.
Adicione "marcações" de produtos para o seu kit, como no exemplo abaixo:
O cadastro é simples e pode ser feito ao clicar em Adicionar. Após isso, preencha os campos de Nome do grupo e Descrição.
Em seguida, após salvar o cadastro, você poderá informar quais grupos de componentes serão opcionais. Desta forma, o cliente terá a liberdade de decidir se deseja ou não incluir um produto de determinado grupo em sua compra.
Agora, vá nos produtos cadastrados no kit e informe a qual grupo de componentes cada um pertence.
Feito isso, os grupos de componentes poderão ser visualizados em sua loja conforme a imagem abaixo. Antes, entenda mais sobre a estrutura de apresentação do kit:
- Repare que o Anel Clássico possui atributo de tamanhos cadastrado, por isso há uma box para seleção dos mesmos. O mesmo acontece com o Colar Elegante, mas desta vez por conta do atributo de material;
- O Colar temático (diversas cores) possui três variações de cores, podendo ser visualizado de forma "empilhada", assim como os demais produtos do kit;
- Na imagem abaixo, o modo de exibição do kit foi definido para ficar acima do botão comprar. Saiba mais sobre as formas de exibição do kit clicando aqui.
Agora, caso deseje, adicione o desconto que será aplicado no valor total do kit.
Em seguida, informe o estoque total, o SKU (código do produto) e o GTIN (código de barras).
Imagens
Chegando na aba de Imagens, é possível incluir fotos dos produtos do kit que está sendo cadastro. Uma boa dica, aqui, é apresentar os diferenciais dos seus produtos com fotos em diferentes ângulos.
Além disso, você pode incluir um vídeo publicado no YouTube para tornar o cadastro ainda mais completo.
Extras
A última aba no cadastro de kits de produtos é a de Extras. Nela, você poderá fazer o controle interno, definir condições de venda, otimizar o marketing e mais.
Começando pelo controle interno, é possível informar o preço de custo, o modelo de produto, o localizador de estoque e a NCM, além de criar tags para facilitar a busca do mesmo.
Sobre as condições de venda, você pode cadastrar um desconto para pagamentos via Pix ou boleto, assim como modificar as quantidades mínimas e máximas por pedido.
Se você está cadastrando um kit para que ele seja um brinde, ative a opção Este produto é somente brinde e não pode ser vendido na loja.
Ao otimizar o marketing, suas campanhas no Google Shopping e Facebook Ads serão muito mais assertivas. Informe o gênero e a faixa etária dos clientes que você está procurando para isso.
Na mesma página, também é possível definir quais as formas de envio que serão utilizadas para a entrega dos kits de produtos.
Por fim, você pode adicionar uma landing page para apresentar o seu kit de forma ainda mais profissional.
Kit de produtos em loja
Agora que você já sabe como cadastrar kits de produtos na sua loja virtual, veja um exemplo de kit de produtos nas páginas de listagem de produtos e detalhes de produto em uma loja Bagy:
- Listagem de produtos:
- Detalhes de produtos:
Formas de exibição do kit em loja
É possível modificar a forma de exibição dos kits de produtos na sua loja Bagy, ou seja, o posicionamento dos mesmos dentro do seu site.
Para isso, acesse o painel de controle da sua loja e, no menu lateral esquerdo, vá em Minha Loja > Loja virtual > Editor visual.
Após isso, clique em Mais ações > Editor avançado.
Em seguida, acesse Configurações do tema.
Agora, acesse Kit de produtos.
Por fim, na seção Exibição dos produtos do kit, escolha a forma de exibição desejada entre as seguintes opções:
- Abaixo, antes da descrição;
- Abaixo, após a descrição;
- Acima do botão comprar.
Abaixo, antes da descrição
Abaixo, após a descrição
Acima do botão comprar
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