Importação e exportação de produtos via CSV/planilha

Tiago Assis
Tiago Assis
  • Atualizado
 

Apesar de ser mais complexa do que sua última versão, a nova planilha CSV de importação e exportação de produtos oferece novas possibilidades para nossos lojistas e evita que você possa ter dúvidas ao atualizar as mesmas.

Diversas mudanças foram realizadas para que novas funcionalidades, como a implementação de um validador que checa todos os registros da planilha, linha por linha, criando um relatório de erros caso algum exista.

Ao solicitar a importação de produtos, um e-mail será enviado ao lojista solicitante, informando o sucesso ou, caso contrário, enviando um relatório CSV apontando as linhas e erros detectados durante o processo.

A exportação do arquivo CSV de produtos também foi alterada para que os produtos sejam exportados exatamente da mesma forma que são importados. Dessa forma, o lojista pode visualizar o padrão e realizar atualizações em massa mais rápido.

 

Importando produtos

Para importar produtos para a sua loja via planilha CSV, siga as seguintes orientações:

Acesse o menu Produtos > Meus produtos, clique em Mais ações e selecione a opção Importar.

 

planilhas.png

 

Ao clicar em Importar, você poderá enviar a planilha CSV para a sua loja, dessa forma todos os produtos presentes na mesma ficarão presentes no seu painel de controle.

Faça o download da planilha modelo para realizar a importação dos seus produtos:

Planilha modelo de importação de produtos

Outra alternativa é realizar o processo de exportação e usar a planilha recebida como modelo para importar seus produtos.

 

Exportando produtos

Para exportar produtos, siga o mesmo caminho citado anteriormente. Dentro do painel de controle da sua loja, acesse o menu Produtos > Meus produtos, clique em Mais ações e selecione a opção Exportar.

Ao fazer isso, você terá acesso a planilha CSV contendo todas as informações sobre os produtos cadastros no painel de controle da sua loja.

 

planilhas (1).png

 

Colunas

Antes de entender o significado de cada coluna, é importante lembrar que é possível adicionar novos produtos cadastrando um external_id, sem necessariamente precisar de um product_id, visto que o produto ainda não existe dentro do painel de controle da sua loja Bagy.

Conheça, a partir de agora, o significado de cada coluna da nova planilha:

  • product_id: referente ao ID do produto na Bagy. Ao preenchê-la, o produto será tratado como já existente no momento da importação, sendo realizada uma validação para verificar se o ID existe em sua loja. Caso não exista, o produto será ignorado na importação pois irá gerar erro. Então, essa coluna só pode ser preenchida se o produto já existe. Além disso, o valor precisa condizer com o que existe no painel. Dessa forma, o produto será atualizado, sendo agrupado com suas variações por essa coluna se estiver preenchida.
  • product_external_id: referente ao ID externo na Bagy. Quando a coluna de product_id estiver em branco, obrigatoriamente essa coluna precisa estar preenchida. Através dela, é possível saber se o produto é novo, sendo possível agrupar suas variações para criá-las.
  • variation_id: mesmo comportamento da coluna product_id, será tratada como uma variação já existente se tiver preenchido. Neste caso, o valor precisa estar correto, caso contrário será ignorado.
  • variation_external_id: mesmo comportamento da coluna product_external_id. Será tratada como uma nova variação se essa coluna estiver peenchida e a de variation_id estiver em branco.

As colunas product_id, product_external_id, variation_id e variation_external_id são fundamentais para que você identifique um produto e suas variações, agrupando por estes códigos.

 

Veja o exemplo de preenchimento ao atualizar um produto com 6 variações

 

importacao e exportacao2.png

 

A primeira linha sempre será o "produto pai", ou produto principal, onde você deverá preencher os dados do produto, nome, descrição, descrição curta, preço, entre outras informações.

Essa linha é seguida por suas variações. Obrigatoriamente, a coluna product_id precisa estar com o mesmo valor na linha do produto e em suas variações, pois dessa forma a primeira linha (produto pai) será agrupada com as de baixo (variações).

Esse mesmo comportamento ocorre com um produto novo, porém, neste caso, o código será preenchido no campo product_external_id, como neste exemplo:

 

importacao e exportacao3.png

 

Neste caso, todas as 6 variações abaixo serão agrupadas junto ao produto da primeira linha, com o id produto-novo. Isso criaria um produto novo com 6 variações em seu painel.

Este é o padrão fundamental que deve ser seguido para que o fluxo funcione corretamente.

Confira, agora, as descrições e significados das demais colunas da planilha:

  • name: campo obrigatório na linha de produto, precisa estar preenchido com pelo menos 3 caracteres.

  • url: esse campo só tem uma função em caso de um produto novo, quando for uma importação nova e esse campo estiver preenchido, será criado automaticamente um redirect dentro do seu painel para a nova URL do produto. Portanto, caso você esteja em outra plataforma por exemplo, preencha com a URL antiga do produto. Ignore este campo em caso de atualização. Deve ser preenchido somente na linha de produto.

  • weight: campo de peso. Deve ser preenchido com valor numeral, podendo ser separado por vírgula ou ponto. Aceita até 3 casas decimais e pode ser preenchido na linha de produto e variação.

  • depth: campo de profundidade. Deve ser preenchido com valor numeral e separado por vírgula ou ponto. Aceita até duas casas decimais e pode ser preenchido na linha de produto e variação.

  • width: campo de largura. Deve ser preenchido com valor numeral separado por vírgula ou ponto. Aceita até duas casas decimais e pode ser preenchido na linha de produto e variação.

  • height: campo de altura. Deve ser preenchido com valor numeral separado por vírgula ou ponto. Aceita até duas casas decimais e pode ser preenchido na linha de produto e variação.

  • meta_title: campo de meta title. Aceita o máximo de 255 caracteres e deve ser preenchido somente na linha de produto.

  • meta_description: campo de meta description. Aceita o máximo de 255 caracteres e deve ser preenchido só na linha de produto.

  • meta_keywords: campo de meta keywords. Aceita o máximo de 255 caracteres e deve ser preenchido só na linha de produto.

  • description: descrição do produto. Aceita o máximo de 65535 caracteres, e deve ser preenchido somente na linha de produto.

  • short_description: descrição curta do produto. Aceita o máximo de 4096 caracteres e deve ser preenchido somente na linha de produto.

  • ncm: campo de ncm. Deve conter 8 dígitos e ser preenchido somente no produto.

  • images: deve ser preenchido com os links das imagens a serem importadas. Quando houver mais de uma imagem, faça a separação por vírgula sem nenhum espaço entre eles. Não possui restrição de caracteres e pode ser adicionado na variação e no produto.

  • price: campo de preço. Deve ser preenchido com valor decimal e separado por vírgula ou ponto. Pode ser preenchido na linha de produto e variação.

  • price_compare: campo de preço base, deve ser preenchido com valor decimal separado por vírgula ou ponto, pode ser preenchido na linha de produto e variação.

  • model: campo de modelo do produto. Aceita o máximo de 255 caracteres e deve ser preenchido somente na linha de produto.

  • gender: campo de gênero. Deve ser preenchido com algum dos seguintes valores: male, female, boy, girl ou unisex. Preencha somente na linha de produto.

  • age_group: campo de faixa etária. Deve ser preenchido com algum dos seguintes valores: newborn, infant, kids ou adult. Preencha somente na linha de produto.

  • active: campo de ativo. Deve ser preenchido com 1 ou 0, sendo 1 para ativo e 0 para inativo. Caso esteja vazio, será assumido o valor 1 (ativo) como padrão. Deve ser preenchido na linha de variação e produto.

  • brand: campo de marca. Deve ser preenchido com o nome da marca. No momento da importação, será feita uma busca das marcas do lojista por nome, se não for encontrado, automaticamente será criada uma nova marca com o nome da planilha e vinculada ao produto. Preencha somente na linha de produto.

  • category_1: campo de categoria. Deve ser preenchido com o nome da categoria. No momento da importação, será feita uma busca das categorias do lojista por nome, se não for encontrado, automaticamente será criada uma nova categoria com o nome da planilha e vinculada ao produto. Preencha somente na linha de produto.

  • category_2: campo de categoria. Deve ser preenchido com o nome da categoria. No momento da importação, será feita uma busca das categorias do lojista por nome, se não for encontrado, automaticamente será criada uma nova categoria com o nome da planilha e ela será "filha" da category_1 se existir, sendo vinculada ao produto. Preencha somente na linha de produto.

  • category_3: campo de categoria. Deve ser preenchido com o nome da categoria. No momento da importação, será feita uma busca das categorias do lojista por nome, se não for encontrado, automaticamente será criada uma nova categoria com o nome da planilha e ela será "filha" da category_2 se existir, sendo vinculada ao produto. Preencha somente na linha de produto.

  • gtin: campo de GTIN. Aceita o máximo de 14 caracteres e deve ser preenchido somente na linha de variação.

  • mpn: campo de MPN. Aceita o máximo de 255 caracteres e deve ser preenchido somente na linha da variação.

  • stock: campo de estoque. Deve ser preenchido somente nas variações e com valor numeral inteiro.

  • color: campo de cor. Deve ser preenchido com o nome da cor. Terá o mesmo comportamento de marcas e categorias, se não encontrar uma marca pelo nome, será criada uma nova cor e será vinculada à variação. Deve ser preenchida somente na linha de variação.

  • first_attribute_group: campo de atributo. Deve ser preenchido com o nome do primeiro atributo que o produto terá, como tamanho, por exemplo. Segue o mesmo comportamento de color, brand, entre outros, no qual será buscado um atributo com o nome e, se não encontrar, será criado um novo. Deve ser preenchido somente na linha de produto.

  • first_attribute_value: campo de valor de atributo. Deve ser preenchido com o nome do valor do atributo e segue o mesmo comportamento dos outros campos, buscando pelo nome e criando um novo caso não encontre. Esse valor de atributo será criado dentro do primeiro grupo de atributos do produto. Deve ser preenchido somente na linha de variações.

  • second_attribute_group: campo de segundo atributo do produto, exatamente igual ao first_attribute_group.

  • second_attribute_value: campo de valor de segundo atributo, exatamente igual ao second_attribute_group.

  • sku: campo de sku. Aceita o máximo de 255 caracteres e deve ser preenchido somente na variação.

 

Aplicação do cadastro no painel da sua loja

Veja como o preenchimento das colunas pode ser visualizado no painel de controle da sua loja bagy:

Ao acessar Produtos > Meus produtos, você poderá observar o produto importado via planilha e as informações de name, product_id, price_compare, price e active.

 

produto-inicio.png

 

Em seguida, ao selecionar o produto, outras informações da planilha podem ser identificadas, como: name, description, price, price_compare, category_1, category_2, category_3, short_description, weight, height, width, depth, brand e active.

 

informacoes-basicas.png

 

informacoes-basicas2.png

 

Na aba de Estoque e variações, também é possível observar as colunas de variation_id, stock e SKU em prática.

 

variacao.png

 

Ao clicar em Mais opções, veja que as colunas color, first_attibute_value, second_attibute_value, stock, SKU, product_external_id, GTIN, MPN, price, price_compare, weight, height, width e depth também estão presentes.

 

variacao-detalhes.png

 

As imagens cadastradas na coluna images também aparecem, dessa vez na aba de Imagens.

 

imagens.png

 

Já na aba de Controle interno, outras informações ficam disponíveis, como: model, NCM, gender, age_group, meta_title, meta_description, meta_keywords e URL.

 

controle-interno.png

 

seo.png

 

Por fim, você pode visualizar as categorias cadastradas nos campos category_1, category_2 e category_3 acessando Produtos > Categorias.

Relativo a

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 0 de 0

Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

0 comentário

Por favor, entre para comentar.